A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, quer abrigar animais silvestres (aves, veados, macacos) no futuro Parque Escola Ambiental, para serem atendidos e acompanhados por serviços veterinário e biológico.
A proposta é a criação do Centro de Triagens de Animais Silvestres – Cetas Barueri, como a primeira fase de implantação do Parque Escola Ambiental. Barueri tem uma demanda de animais silvestres que necessitam de cuidados – muitos casos são em função do processo de urbanização de Alphaville e de grandes construções como o Rodoanel. Hoje esses animais são levados à Prefeitura de São Paulo, no Cetas do Parque do Ibirapuera.
Técnicos da Coordenadoria da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri visitaram o Cetas de São Paulo. A coordenadora, Tânia Mara, acompanhou e fechou parceria para orientação da implantação do Cetas- Barueri. O Parque Escola Ambiental pretende ser um ponto ecoturístico do município, de aprendizado e convivência com a natureza.
Cetas
Centro de Triagem de Animais Silvestres(Cetas) é um órgão que pode ser gerenciado pelo Ibama, prefeituras, ou instituições ambientais, com o objetivo de tratar e reintroduzir na natureza os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, bem como recepcionar os animais silvestres que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico.
Ao serem encaminhados para um Cetas, os animais são identificados para possíveis solturas; caso pertençam a uma espécie exótica, não poderão ser reintroduzidos na natureza. As solturas geralmente são vinculadas a programas específicos de manejo para as diferentes espécies.