A prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública tem investido maciçamente em todas as áreas e inclusive na Segurança da cidade. Para isso está promovendo um curso de requalificação para aperfeiçoar sua atuação na segurança preventiva e ostensiva do município. São 429 homens, divididos em 36 guardas civis por semana, das 8 às 17 horas.
O curso está sendo ministrado por policiais da Rota, do GATE e do GOE (polícia especializada), e realizado no Clube Pitangueiras, na Granja Viana, envolvendo aulas de abordagem, revista pessoal, mediação de conflitos, uso de armas de fogo, direito, primeiros socorros, ética, relações sociais, direitos humanos, educação ambiental e combate a incêndios, de acordo com normas previstas na grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Serão aproximadamente 12 semanas de curso, incluindo inspetores, subcomandante e comandante.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Meireles, é fundamental garantir a atualização e qualificação dos guardas. “É indispensável manter a qualidade no atendimento à segurança de nossos moradores, por isso, felizmente o governo municipal tem investido tanto neste setor”, explicou o comandante, destacando a parceria com a cidade de Barueri, onde está sendo realizado o treinamento de tiro, no 20º Batalhão do Exército Bandeiras.
Para a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo é manter o investimento na requalificação e no treinamento dos guardas de forma continuada. “Quem vai ganhar com esse investimento será a população de Cotia, que hoje conta com uma Guarda mais humana, e pronta para zelar pelo bem estar do cidadão cotiano”, disse o comandante.