Para traduzir o resultado do Mutirão de Papanicolau realizado pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria da Saúde, no último sábado (22/10), em todas as unidades de saúde, as expressões mais indicadas são sucesso de participação e recorde no número de exames preventivos realizados.
Ao todo, 1.329 mulheres realizaram o exame preventivo. Para a Secretaria da Saúde, os resultados da iniciativa demonstram uma mudança de atitude e de consciência da mulher em relação à prevenção de doenças e à sua saúde.
No período das 8h às 17 horas, o mutirão de papanicolau contou com o envolvimento de aproximadamente 160 profissionais. Os números impressionam ainda mais, ao considerar que em apenas um dia com o efeito de conscientização estimulada pela campanha, a Secretaria da Saúde superou o número de exames realizados no período de 30 dias.
Mas a ação voltada à saúde da mulher não terminou. Segundo o Coordenador de Especialidades e da Policlínica da Mulher, Dr. Fabrício Gomes de Oliveira, “dentro de aproximadamente 20 dias, as mulheres devem comparecer à unidade de saúde para retirar o resultado de exame. Para os casos de identificação de algum problema, a paciente passará por uma triagem, será orientada e dará inicio ao tratamento médico”.
Os exames continuam a ser oferecidos gratuitamente a todas as mulheres da cidade. Para quem perdeu a oportunidade de fazer seu exame, deverá agendá-lo no posto de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4616-0800. O papanicolau deve ser realizado uma vez por ano, após iniciar atividades sexuais. O exame de papanicolau realizado nas unidades de saúde é a forma mais eficaz de prevenir o câncer de cólo de útero.
Segundo o Secretário de Saúde, Antonio Melo, o resultado obtido foi muito expressivo e mostra que uma das formas de atingir e conscientizar a população se refere às campanhas preventivas no município, modelo que foi adotado com êxito pelo prefeito Carlão Camargo, que aposta na prevenção. “As campanhas continuarão, já que são vários os segmentos que necessitam dessa conscientização. Citamos como exemplo a Casa Segura, que demonstrará como devem ser equipadas as residências que tem idosos e que estará aberta à visitação pública dentro de alguns dias. Mas, nada disso seria possível se não fosse o incentivo e o apoio dado pelo prefeito Carlão e pelo vice Moisezinho”, declarou.