ESN: 16675-080201-838850-87
A mais nova pesquisa de opinião dá ao “superpoderoso” presidente Lula, o status inacreditável de super-herói político. Sim, isso mesmo, Lula é um verdadeiro fenômeno de popularidade. Como ele sempre gosta de falar: “Nunca antes, na história desse país…”
Pois é, mesmo após os escândalos quase diários e seqüenciais que poriam abaixo a popularidade de qualquer político “humano”; o presidente Lula segue com a aprovação de mais de 52% da população brasileira. Tendo inclusive, recuado o número de pessoas que achavam sua administração péssima.
Isso deixa claro que a economia e a criação de empregos formais deixa, sem sombra de dúvidas, que uma “couraça” protetora brote na figura de Lula e proteja-o contra o desgaste natural do cargo. É claro que os escândalos que se sucedem não são frutos e criações de seu governo, se analisarmos o governo de FHC, os gastos com cartões corporativos, por exemplo, foram várias vezes superiores aos atuais. E, mesmo assim, jamais houve qualquer menção de se investigar nada. Sem mencionar o mensalão que nasceu e foi encampado por FHC com carinho e afeto; as milhões de toneladas de minério que “sumiram” na avaliação da Vale do Rio Doce antes do levantamento de preços para privatização e “reapareceram” milagrosamente no pátio da companhia após a venda; sem, no entanto, terem sido computados no preço da estatal.
Até hoje, FHC não mostrou aonde foram parar os bilhões arrecadados com as privatizações e nem explicou as denúncias de seu envolvimento com a CIA. O que, para um presidente, equivale a um ato de traição. Tão pouco se explicou como, clamando sempre que é pobre, conseguiu abrir seu “instituto político” em São Paulo, logo após deixar a presidência.
Lula, mesmo pecando muito e deixando-se levar por assessores incompetentes e mal intencionados, atua com muito mais transparência do que qualquer outro governante que já tivemos. E a maior prova disso, são os constantes escândalos. Pois quando os velhacos e oportunistas de plantão agem, seus rastros são logo detectados por um jornalista ou por algum curioso de plantão.
Mais do que uma boa condução da economia e a farta distribuição de “bolsas-qualquer-coisa”, a popularidade de Lula se dá graças à profunda identificação que a maioria de nosso povo tem com ele. O que, até certo ponto, torna-se um perigo. Pois envaidecido e claramente influenciado por seus partidários, que não conseguem encontrar um “fenômeno” que o substitua a altura, pode ser tentado a encampar o inacreditável terceiro mandato. Afinal, como aqui a constituição e as leis são alteradas de acordo com a vontade de quem governa, nada impede que o surto “extremista” faça mais uma vítima na América Latina.
Seu principal erro tem sido não atacar o pior problema brasileiro: A terrível educação de base. Esse sim seria o problema a ser enfrentado com força e decisão. Afinal, as novas gerações de brasileiros que necessitam das escolas públicas, estão transformando-se em verdadeiros zumbis sem cérebro e adultos analfabetos funcionais. Mas essa será uma luta que dificilmente veremos prosperar. Pois para nossos políticos, quanto mais burros, desinteressados e manipuláveis forem nossos jovens, mais facilmente manterão seus status de lideranças e as benesses que tanto amam e usufruem a gerações. Passando o mandato político, geração após geração, como bem de família e carreira a ser seguida.
Cabe ao povo buscar sua responsabilidade e não se deixar seduzir por esmolas, carinhas bonitas e “homens do povo”. Trabalho, realizações e atos éticos, essas devem ser as bases do verdadeiro homem público. Mas isso, só conseguiremos com instrução, interesse, educação e conscientização das novas gerações de brasileiros.
E você leitor, o que pensa?
****************************************
Texto originalmente escrito em: Visão Panorâmica
ESN: 16675-080201-838850-87
É proibida a reprodução do todo em de parte sem a expressa autorização do autor.