RIO – Em reunião com o conselho político do Palácio do Planalto, ocorrida nesta sexta-feira, o presidente Lula falou sobre a crise aérea. Durante a reunião com líderes dos partidos governistas, Lula disse que assumiu a presidência em 2003 quando não se sabia o tamanho do problema no setor aéreo.
No dia 07 de janeiro de 2002, quando Lula era pré-candidato à presidência e presidente de honra do PT, publicou um artigo no jornal Gazeta Mercantil, com o título “Morte anunciada do transporte aéreo”. Nesse texto ele não se refere a segurança dos vôos ou à filas nos aeroportos, mas diz que “a crise da aviação brasileira, que vem se arrastando há muitos anos, atinge um estágio terminal sem que se vislumbre uma solução no horizonte”.
Lula se pergunta: “o que é preciso para que o nosso país tenha um transporte aéreo eficiente e barato? E para que as empresas voltem a contratar? E operar com lucro para que voltem a ocupar o terreno cedido para as empresas estrangeiras?”.
No artigo, Lula cita projeto para a criação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e critica o governo da época por ter retirado a proposta de pauta.
Em seguida conclui: “enquanto isso, empresas aéreas nacionais estão falindo. O nosso país perde cada vez mais capacidade competitiva. Até quando, senhor presidente?”.
Fonte = Portal Terra