Emidio de Souza*
Com uma insólita queima de fogos, à zero hora do domingo, 19 de fevereiro, nos baixos do Viaduto Reinaldo de Oliveira e ao pé do tótem que fez a contagem regressiva para esta efeméride, Osasco comemora o cinquentenário de sua emancipação política e administrativa. Considero-me um cidadão privilegiado por ser o Prefeito da cidade, não apenas num dia tão marcante de sua história, mas num período tão rico de conquistas, em que Osasco se insere de forma sustentada no rol das quinze maiores economias do País e das cinco maiores do Estado.
Tudo começou num dia longínquo, em que destemidos lutadores acenderam uma tocha na pira da Independência, no Museu do Ipiranga, e com ela acenderam a pira da autonomia, na então Praça João Pessoa, hoje Praça Antônio Menck, o Largo de Osasco. Tratou-se do protesto mais eloquente de bravos lutadores para que a Justiça fosse feita e o pleito de liberdade da cidade fosse finalmente ouvido e se tornasse realidade. De lá para cá emergimos da condição de bairro esquecido da periferia à condição de uma das cidades mais exuberantes e modernas do Brasil.
Nesses cinquenta anos assistimos à transformação do sonho de muitos em realidade de toda uma coletividade. Milhares de realizações aconteceram, desde a abertura de ruas, de novos bairros até o asfaltamento de avenidas, a construção de postos de saúde e unidades escolares, levando conforto e atendendo a direitos legítimos em todos os quadrantes desses 66 quilômetros quadrados de área. E várias milhares de pessoas foram os sujeitos dessa construção histórica. Na impossibilidade de mencionar tantos líderes comunitários e cidadãos heróicos e abnegados num simples artigo de jornal, tomo a liberdade de, em nome da Osasco do presente, simbolizar essa homenagem nas pessoas ou nas memórias de todos os prefeitos que me antecederam no cargo: Hirant Sanazar, Marino Nicoletti, Guaçu Piteri, José Liberatti, Francisco Rossi de Almeida, Primo Broseghini, Humberto Carlos Parro, Celso Antonio Giglio e Silas Bortolosso.
Graças ao privilégio que me é dado pela condição de Prefeito do Cinquentenário, de forma ampla e suprapartidária, me sinto incumbido da missão de agradecer a todos que emprestaram suas inteligências e suas vidas para a viabilização do sonho de nossos pais e avós. Desde o dia 4 de fevereiro, quando aconteceu o IV Seminário Público do Projeto Osasco 50 Anos, estamos em festa. Dentre as dezenas de eventos comemorativos programados, destaco dois: a retomada da Feira das Nações, para registrar as contribuições que recebemos de imigrantes e migrantes que chegaram de todos os rincões para compor nossa cena urbana; e a olimpíada cultural e esportiva do cinquentenário, com centenas de eventos, que revelarão a força e a pujança de nosso povo, no período março-junho.
Avançamos muito nesse meio século, mas precisamos avançar ainda mais nos próximos anos, pois Osasco se transforma numa cidade globalizada, sujeita às interdependências de um mundo cada vez mais complexo e desafiador. Creio que a melhor maneira de homenagear o legado dos que nos precederam é construir a herança que deixaremos a nossos filhos e netos. Graças aos modernos meios de comunicação e organização das informações, mas sobretudo devido ao desprendimento e disposição à participação das milhares de lideranças de nossa comunidade, a cidade vive, desde 2007, a experiência inovadora do planejamento de médio e longo prazos com a participação da sociedade civil, por meio do Projeto Osasco 50 Anos. Trata-se da homenagem mais eloquente aos heróis da emancipação e, simultaneamente, à posteridade, de uma ponte do passado com o futuro, na forma concreta de diretrizes, metas e ações de enfrentamento.
Temos todos, eu como Prefeito, a cidade como agente especial de seu próprio destino, a oportunidade rara de comemorar uma data tão plena de significado e de dar o melhor de nossas inteligências e criatividade para a construção de nosso legado comum. Realizando o que está a nosso alcance, esperamos estar contribuindo para o esforço de nossos sucessores e ganhando o direito de também sermos lembrados pela história.
* Emidio de Souza é Prefeito de Osasco.