ESN: 16675-080201-838850-87
Uma notícia levantada pelo Carlos Cardoso no seu Blog Contraditorium; levanta uma questão interessante: A estranha relação de nossos políticos com alguns organismos da imprensa.
Essa relação sempre foi um pouco tumultuada e com certos toques de promiscuidade. Como, por exemplo, na questão da recente lei que proíbe a bebida alcoólica para motoristas: apelidada erroneamente de “Lei Seca”; e que foi alvo de uma verdadeira campanha de desinformação por parte de alguns desses organismos de imprensa. Um outro caso bem recente; é a prisão do banqueiro Daniel Dantas. Apesar dele e do seu banco serem fortemente ligado a FHC e aos tucanos; praticamente nenhum noticiário comentou o fato.
A imprensa brasileira sempre viu quem a contesta como um “elemento do mal”; um “agente da ditadura” ou simlesmente como “macacos treinados”. Mas como o emblemático caso da Escola de Base em São Paulo e do Deputado Ibsen Pinheiro; arruinado por um repórter mal intencionado. A imprensa sempre deixa “um rabo” de fora quando a questão é a imparcialidade que tanto alardeia manter.
Um desses rabos apareceu hoje (13/07) nessa denúncia do Blog do Cardoso (Contraditorium). Um aprofundamento feito pelo pessoal do Blog de Aluguel, mostrou claramente que o site beneficiado é mantido pela mesma empresa responsável por vários outros sites de elementos de peso na imprensa e do Senador Efraim Moraes.
A “coisa estranha” da vez e que causou toda essa comoção entre os blogueiros, é o fato do site Paraíba On Line receber R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais) diários para exibir um banner 120X60 do Senado Federal em seu domínio.
Até aí tudo bem; afinal a publicidade em sites e blogs deve ser estimulada. O que se torna estranho, é que o site do Paraíba On Line não tem qualquer relevância na Internet. O pagerank do Google é três (menor do que o do Visão Panorâmica); e o site ocupa uma posição muito inferior a muitos outro blogs da blogosfera nacional.
Como o Cardoso mesmo ressalta em seu artigo, o Contraditorium tem um tráfego de leitores maior do que o tal site. Se analisarmos o UOL, um dos maiores sites nacionais em matéria de acessos diários, um banner full anunciado na “Home Page” custa R$ 60,00 o CPM. Observando a mais básica lei do custo/benefício de um investimento de R$ 48.000,00 diários para anunciar num site sem qualquer expressão; veremos que algo estranho realmente acontece. (veja aqui a tabela completa)
Como o próprio Cardoso diz em seu artigo: “Não vou falar mal do Projeto do Azeredo para o Senado anunciar aqui (…)”.
E eu também.
Pense nisso.
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Texto originalmente escrito em: Visão Panorâmica
ESN: 16675-080201-838850-87
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