Objetivo do instituto é atender a 400 casos na manhã deste sábado
Visando a agilizar as perícias médicas de interdição, o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc) funciona neste sábado, 14, somente esse tipo de demanda. Com 400 atendimentos já agendados, a sede do Instituto funciona das 08h às 12h.
“A perícia de interdição serve para que o médico possa julgar se o indivíduo tem condições de arcar com seus atos civis ou não. Ou seja, se pode governar a própria vida e seus bens“, esclarece a superintendente do Imesc, Márcia Facci.
Normalmente, os pacientes atendidos apresentam distúrbios mentais, como esquizofrenia, bipolaridade ou outro transtorno psiquiátrico grave que leve o indivíduo a ter alucinação paranóica. Também são casos de interdição pessoas portadoras de doenças degenerativas mentais como a síndrome de down, ou em alguns idosos, o Alzheimer. Ainda são considerados também casos de dependência grave em álcool ou drogas.
Em situações como essas, os familiares devem buscar a Defensoria Pública ou um advogado particular, para que seja avaliado primeiramente se é caso de abertura de Processo. O pedido de perícia e a decisão final cabem à Justiça.