*por Gilclér Regina
As melhores soluções surgem quando nos mantemos abertos a novas idéias porque comparamos os limites de nossa capacidade com as necessidades dos clientes e do mercado.
O foco é ultrapassar a fronteira da zona de conforto para buscar novos horizontes, não estagnar.
Até mesmo as idéias mais brilhantes são sempre inspiradas por alguma coisa que alguém já fez, pensou ou sonhou. Em que pese “meia dúzia ou menos” de pessoas no mundo que se acham donos de tudo.
Se você conversar um minuto com uma destas “arrogâncias” irá perceber que tudo o que você fizer ela irá querer cobrar “royaltes” pelos “direitos”. Acha-se criador de tudo, mesmo não tendo criado nada. E manipula pessoas para a “sua verdade”. Acha-se professor de Deus e até usa muito o nome Dele
Então vamos lá, ao nosso pensamento: Os pássaros inspiraram os aviões, a música gospel inspirou o rock’n’roll, o morcego serviu de inspiração para o radar, o pequeno beija-flor serviu de inspiração para a invenção do helicóptero, a idéia de eliminar revendedores inspirou Michael Dell a criar um sistema revolucionário e econômico de venda de microcomputadores para todo o mundo.
A idéia aqui exposta não tem nenhum incentivo a cópia, até porque, eu mesmo tenho meu trabalho pirateado por aí. O pensamento é mostrar que em vez de ficar dizendo que “a idéia é sua”.
O conselho é arregaçar as mangas e trabalhar, ir em frente, com mais humildade e reconhecer que no passado muitos já fizeram e se você está fazendo agora é porque alguém havia de uma certa forma dado início ao processo que agora você aperfeiçoa.
O sucesso depende de nossa capacidade de fazer a diferença, agregar valor, principalmente quando se trata de clientes… Mas só faz coisas diferentes quem vê o mundo de forma diferente. O mundo não é dos iguais.
A capacidade de enxergar oportunidades leva pessoas a se tornarem realmente grandes, sobressair na multidão. Usam o conhecimento ao seu favor. Entendem que o conhecimento destrói incertezas.
O maior desafio não é ter a melhor idéia, é ter a idéia certa… E partir para a ação. Saber e não fazer é pior do que não saber.
Uma mente aberta tem sempre uma melhor percepção daquilo que o mercado precisa. É onde o sucesso acontece.
A inspiração pode aparecer como num passe de mágica… Mas se você continuar sentado, não sair a “caça”, buscar clientes, atender clientes, tiver satisfação com isso, prazer e encantamento com seu trabalho, dificilmente o sucesso acontecerá.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Leia também
Artigo publicado por: Sobre Administração. O que acha de nos seguir via Twitter?