Hoaxes

A palavra hoax veio do pretenso encantamento hocus pocus. “Hocus pocus”, por sua vez, pode ser uma distorção da expressão latina “hoc est corpus” (”este é o corpo”) proferido durante a missa. O assunto ainda é controverso entre os etimologistas.

Os hoaxes, também conhecidos como “pulhas”, “boatos” ou “lendas virtuais”, são caracterizados por sua linguagem típicamente marcada pela ênfase no caráter emergencial, na gravidade ou na urgência do fato, além do tom emocional ou sensacionalista usados com o intuito de seduzir o leitor e, ainda, o típico e insistente apelo para que seja repassada ao máximo de pessoas. Estes atributos, que muitas vezes se tornam até mais evidentes do que as próprias informações da mensagem, se forem bem observados, nos permitirão facilmente distinguir uma pulha de uma mensagem honesta.

Como forma de transmitir uma pseudo credibilidade ao fato, o hoax costuma citar termos científicos – embora muitas vezes incoerentes – e mencionar nomes de autoridades ou de instituições reconhecidas, inclusive de organizações humanitárias e governamentais. Além disso, a autoria da mensagem não se identifica ou se identifica de forma dissimulada usando dados irreais. Contudo, um dos principais indicadores de falsas mensagens é o simples fato de serem objetos de repasses reiterados, pois muitos o fazem ingenuamente, sem averiguar quaisquer características ou sem tampouco lerem o conteúdo.

A criação e disseminação de hoaxes ou correntes pela Internet têm como principal motivação a captura de endereços de e-mails que, em seguida, são repassados ou vendidos a spammers. Um hoax pode circular pelo mundo em poucas semanas, retornando à origem centenas de cópias, cada qual trazendo junto ao corpo da mensagem outras centenas ou milhares de endereços de e-mails por onde a mesma circulou. Isso ocorre porque os leitores, ao repassarem adiante tais mensagens, ao invés de inserir os endereços de e-mails dos seus amigos no campo CCo (Cópia Oculta), costumam digitá-los nos campos Para ou C/Cópia. Dessa forma fazem com que esses endereços sejam incorporados à mensagem e, a partir daí, passem a circular expostos e abertamente até caírem nas mãos dos piratas de e-mails.

Além disso, outra prática que muito contribui para esse efeito nocivo dos “hoaxes” é o fato de que, ao repassarem uma mensagem adiante, os internautas não tomam o cuidado de limpar eventuais endereços de e-mail que porventura já estejam incorporados a esta mensagem.

O repasse indiscriminado deste tipo de mensagens é um sinal de pouca sofisticação e pouca experiência no uso da Internet, além de um ato bastante deselegante com os próprios amigos, pois seus endereços de e-mails são publicados aos quatro ventos! Sobretudo porque o endereço de e-mail é uma informação de natureza pessoal e individual e, como tal deve ser respeitada e preservada.

Cerca de PORTO FILHOTE DS

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco