Em Santana de Parnaíba, a parceria entre a Guarda Municipal Comunitária (GMC) e as Polícias Militar e Civil vêm trazendo grandes benefícios à população na área de segurança pública, refletindo nas quedas gradativas dos índices de criminalidade na cidade. Uma das ações que acontecem periodicamente no município e que vem resultando na inibição de delitos são as blitzes (ou bloqueios), realizadas uma vez por mês, por membros da GMC e da Polícia Civil, em pontos estratégicos da cidade.
A ação mais recente aconteceu na última quarta-feira (26/10), quando membros da GMC e da Polícia Civil realizaram duas operações na cidade, sendo no período da manhã, na Avenida Tenente Marques, em frente à entrada do bairro 120; e à tarde, no Parque Santana. Já no final do mês passado (em setembro), eles realizaram bloqueios na região da Fazendinha e de Alphaville.
Esse trabalho conjunto é promovido em todo o município, uma vez por mês, por determinação da Delegacia Seccional de Carapicuíba. É importante ressaltar que essas operações integram as diversas ações de combate à criminalidade em Santana de Parnaíba, promovidas em parceria entre a GMC e a Polícia Civil.
Esses bloqueios são feitos em todo o município, com foco aos pontos estratégicos da cidade, como forma de manter a ordem pública e coibir a prática de delitos nas ruas. Com isso, vários crimes vêm sendo inibidos na cidade, como apreensão de veículos irregulares, contrabando de produtos diversos, além de tráfico de drogas, entre outras práticas criminosas.
De acordo com o comandante de GMC Luiz Carlos Rocha, este tipo de iniciativa e parceria vem sendo fundamental para o combate ao crime na cidade. “A presença da polícia na rua acaba inibindo práticas de delitos e, com isso, garantindo a segurança pública da população”, ressalta a autoridade policial.
O disque-denúncia
Outra importante ferramenta no combate à criminalidade na cidade é o disque-denúncia (0800-161532). Implantado no município em 2003, ele vem servindo como uma importante ferramenta de ligação entre a GMC e a comunidade, uma vez que, para efetuar a denúncia, não há necessidade de identificação, preservado a identidade do denunciante.
Ao efetuar a denúncia, a pessoa recebe um número de identificação para que ela possa acompanhar o seu andamento e as medidas adotadas ao longo das investigações. Vale lembrar que toda denúncia feita pelo disque-denúncia é averiguada pela Guarda Municipal.
Conforme dados da própria corporação, hoje é registrada uma média mensal de 30 denúncias. A Guarda Municipal ainda oferece um telefone de emergências (153), que assim como o disque-denúncia, funciona 24 horas.
A GMC
Criada em 1999, a Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba possui 12 postos de atendimento, localizados em pontos estratégicos de diversos bairros da cidade.
A GMC conta com um efetivo de cerca de 400 guardas, que atuam na cidade em diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, controle do trânsito, auxílio no resgate de vítimas e policiamento preventivo. Hoje, a corporação trabalha com 35 viaturas operacionais – entre veículos, motocicletas e unidades móveis de atendimento Pré-Hospitalar, utilizadas em caso de acidentes.
A Guarda possui, ainda, um centro de formação e aperfeiçoamento de guardas, onde integrantes da GMC recebem todo tipo de instrução e aprimoramento para o desenvolvimento da carreira.
Além de atender ocorrências das mais variadas naturezas, a Guarda Municipal conta com o Departamento Civil e Meio Ambiente, que presta auxílio aos outros órgãos que atuam no setor, além de realizar rondas em áreas de mananciais e de preservação ambiental.
A corporação ainda conta com um Sistema Inteligente de Prevenção ao Crime, que consegue alterar rotas de patrulhamento, de acordo com os registros de ocorrências, um canil, composto por cães farejadores que auxiliam a corporação em missões especiais, principalmente nas buscas de entorpecentes, e uma banda com 19 músicos.