Durante o mês de novembro, os agentes do GTM (Grupo Tático de Motos) da Guarda Municipal de Barueri passaram por treinamento específico para a função de policiamento com motocicletas. As aulas, práticas e teóricas, aconteceram aos sábados, na sede da Secretaria dos Assuntos de Segurança, e foram aplicadas por uma empresa especializada no assunto.
“São os mesmos princípios e bases utilizados pela Rocam – Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas”, informou Leandro Hengles Siqueira, CD (classe distinta) do GTM, citando o grupo do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo, que é “referência nacional no policiamento com motos.”
Diferente dos cursos de pilotagem defensiva para motociclistas, os profissionais de segurança praticaram procedimentos de condução ofensiva, com técnicas de pilotagem em alta velocidade, ‘off road’ e condução emergencial.
CD Hengles explicou que essas práticas preparam o guarda motociclista para assimilar técnicas de abordagem e técnicas de escolta. “Praticamos como conduzir a moto e sacar a arma ou falar no rádio e também treinamos quedas, frenagens e outros exercícios”, afirmou.
GTM da Guarda
Criado há quase três anos, o Grupo Tático de Motos atua com o objetivo de dinamizar ainda mais o atendimento das ocorrências registradas pela corporação. O GTM é composto por 14 motocicletas e também auxilia as demais equipes da Guarda de Barueri no patrulhamento da cidade.