No último sábado (08/10), o Grupo de Musicoterapia do Centro de Convivência da Terceira Idade de Santana de Parnaíba – que é mantido pela Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – fez uma apresentação na Câmara Municipal de São Paulo, durante um Congresso de Dermatologia. Ao todo, participaram do evento 44 associados da entidade.
Criado há dois anos, o grupo de musicoterapia do Centro de Convivência da Terceira Idade vem promovendo várias apresentações dentro e fora do município. Integrado por associados com idade entre 47 e 80 anos, o conjunto vem oferecendo uma ótima oportunidade terapêutica aos seus integrantes, ao buscar a cura emocional de seus membros por meio da música.
Durante o evento na Câmara Municipal de São Paulo, os membros do grupo de musicoterapia da Terceira Idade apresentaram seis canções conhecidas da música popular brasileira (MPB): “Compromisso”, “Casinha Branca”, “Cabecinha no Ombro”, “Beijinho Doce”, “Amigos Para Sempre” e “Berimbau”.
Bastante satisfeita com a apresentação e a oportunidade dos integrantes do grupo de musicoterapia da cidade mostrarem o trabalho que vem sendo desenvolvido por eles, a regente do conjunto Aracelis Almança só tece elogios aos seus alunos: “Tivemos uma receptividade muito boa. Essa experiência é bacana para o grupo, pois ajuda no desenvolvimento da criatividade de seus componentes. O nosso objetivo é levar alegria a todos, por meio da música”.
Os ensaios do grupo de musicoterapia acontecem sempre às quartas-feiras, no período da tarde, no Centro de Convivência da Terceira Idade. Durante as aulas, além de aprenderem a cantar, são trabalhados outros conceitos também considerados importantes para a cura emocional de seus integrantes, como expressão corporal, convívio, integração e compartilhamento, entre outros temas.
É importante ressaltar que para participar do grupo de musicoterapia da Terceira Idade não é necessário ter experiência ou conhecimento musical. Quem quiser participar das aulas, basta se dirigir ao Centro de Convivência da Terceira Idade, que fica localizado à Rua Professor Eugênio Teani, 200, no bairro Jardim Benoá; ou se preferir entrar em contato pelo telefone 4154-4687.
O Centro de Convivência
Mantido pela Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Convivência da Terceira Idade conta, hoje, com mais de 500 associados. Visando o resgate da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade que se encaixam nessa faixa etária, o local desenvolve diversas atividades com os idosos da cidade. São elas: ginástica, hidroginástica, natação, musculação, caminhadas, ginástica de conscientização corporal, jogos adaptados (como recreação, vôlei e basquete), aulas de dança de salão, axé, condicionamento físico para maratona e coreografia, teatro, festas, bailes, viagens e uma série de outras atividades.