Brasília – O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, condenou o monopólio do sistema bancário do país. Segundo ele, os quatro principais bancos chineses formam um monopólio que precisa ser desfeito. De acordo com Jiabao, as empresas de menor porte e privadas devem ter mais acesso a crédito. Wen disse ainda que os bancos têm lucro fácil.
Pela legislação chinesas, os bancos locais concedem empréstimos, em sua maioria, para empreendimentos estatais, obrigando o setor privado a buscar crédito mais caro em instituições financeiras não oficiais. No ano passado, a cidade de Wenzhou viveu um momento de crise depois que 90 empreendedores fugiram do local sem conseguir pagar as suas dívidas.
O vice-primeiro ministro da China, Li Keqiang, apelou hoje para mudanças no padrão de crescimento econômico e ajuste do atual modelo na província chinesa de Hainan. Segundo ele, as transformações são essenciais para melhorar a subsistência das populações locais.
De acordo com Keqiang, Hainan tem capacidade e condições para desenvolver a indústria de serviços, a agricultura e a manufatura . Hainan é a maior área econômica da China e, nos últimos anos, passou a dar mais atenção ao turismo internacional.
*Com informações da BBC Brasil e da agência estatal de notícias da China, Xinhua//Edição: Graça Adjuto