ESN: 16675-080201-838850-87
Recebi um e-mail ontem (14/04) do pessoal da Almanakut Brasil relatando que o atual governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), se incomoda com qualquer notícia veiculada que aponte deslizes em sua administração ou seus próprios.
Como seria de se esperar, muito mais fácil seria levar uma vida e manter uma atividade política que não deixassem o governador ser apanhado com as calças na mão. No entanto, a imprensa do Paraná revelou graves denúncias sobre Beto Richa – do tempo em que ele ainda era prefeito – envolvendo um tal “Comitê Lealdade”.
Na época (2008), Beto Richa disputava a reeleição à Prefeitura de Curitiba e o PRTB resolveu-se pelo apoio ao candidato Fábio Camargo (PTB). Mas, como num passe de mágica, 23 candidatos a vereador desse partido deixaram suas candidaturas de lado e se uniram para organizar o tal comitê para apoiar Richa. Coisa nunca antes vista em lugar algum.
Passada a eleição, acabou-se descobrindo que a “mágica” havia sido paga com “caixa 2” e com um leilão de cargos na Prefeitura. Tudo organizado por um tal de Alexandre Gardolinski que era indicado pessoal de Richa e “segurou” a responsabilidade por todo o esquema.
Tal fato foi noticiado pela imprensa e repercutido pelo blog do Jornalista Esmael Morais. Ao invés de mostrar sua inocência ou de apresentar-se para um debate franco com os seus eleitores, através do blog. O governador Richa preferiu usar o Judiciário como meio de censura e forçar a retirada do blog “do ar”.
Como sempre há um juiz disposto a violentar a constituição em prol de um político poderoso ou não; o governador Richa conseguiu retirar o blog do jornalista da Grande Rede por quatro vezes.
Seus advogados atacam não só o blogueiro como também as empresas que hospedam o blog. Assim, mesmo que Esmael troque o host; os “capangas jurídicos” de Richa comparecem para “dar uma ideia” que pode acontecer com a empresa, caso o blog do jornalista continue sendo hospedado (aqui e aqui).
Como sempre debato aqui; o uso do Judiciário por políticos sequiosos em esconder seus mal feitos vem aumentando e ameaçando a liberdade de expressão em nosso país. Oposição e governo são unânimes em eleger os blogs como alvo fácil dessas ações que têm como único objetivo impedir que os blogs divulguem o que a mídia comprada não mostra. Eles acham que calando os blogs; continuarão com seus “acertos”, suas “negociatas” e suas “maracutaias” impunemente.
O que eles parecem esquecer; é que ninguém mais do que os inocentes desejam a apuração de qualquer denúncia e a execração pública dos culpados. Os corruptos e aproveitadores, sempre desejam que tudo fique no anonimato, escondido da opinião pública e ao abrigo do olho do povo.
Quem não deve, não teme. Esse deveria ser o lema do político honesto. E não o “prendo e arrebento”.
Se Beto Richa desejava manter essa suposta falcatrua em segredo; os blogs mostrarão que ele se deu mal ao tentar calar pela censura ao invés de pela verdade. Multiplicando na rede justamente o que ele desejava esconder, os blogs podem se defender e, ao mesmo tempo, mostrar aos políticos que simplesmente calar um não é calar todos.
Com a palavra o governador Beto Richa e os eleitores do Paraná.
Um abraço.
**********
Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com