A Prefeitura de Osasco continua mantendo sua política de “tolerância zero” ao despejo irregular de lixo e entulho na cidade. Nos dias 9 e 11 de fevereiro, a GCM (Guarda Civil Municipal), com o apoio de agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), apreendeu em flagrante e multou dois automóveis por essa prática.
Os dois motoristas foram autuados e receberam multa no valor de 3 mil UFMOs (Unidades Fiscais do Município de Osasco), equivale a R$ 6.805,20, cada. A pena está prevista na Lei Complementar 206/2011 (Viver Melhor). Além disso, os veículos estão apreendidos no pátio do Demutran, no Jardim Piratininga.
Na primeira ocorrência, um veículo modelo Fox foi flagrado, na sexta-feira, dia 9, pela ronda da GCM enquanto fazia o descarte de entulho na rua Orlando Guilardi, na Vila dos Remédios, próximo à Fatec. O motorista é morador do próprio bairro.
Já o segundo veículo, modelo pick-up Corsa, foi flagrado nesta segunda-feira, também despejando entulho na rua Projetada, no bairro de Quitaúna. Neste caso, o motorista é morador da cidade de Carapicuíba.
Além desses dois casos, a GCM fez, desde o início deste ano, a apreensão de 5 caminhões flagrados em ocorrências de despejo irregular de entulho.