No último domingo (25/09), o Parque Santana foi palco do encerramento da Semana da Juventude – programação que teve início no dia 17/10, com a realização do Parnaíba Festival, no Centro Histórico.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadora Municipal da Juventude (COMUJUV), o evento contou com a realização da 2ª Conferência Nacional da Juventude – Etapa Livre – Santana de Parnaíba e de vários shows musicais.
No Fórum, que teve a participação de aproximadamente 80 jovens, foram discutidos cinco eixos relacionados à Conferência Nacional (do Conselho Nacional da Juventude). São eles: direitos ao desenvolvimento integral; ao território; à experimentação e qualidade de vida; à diversidade e à vida segura; e à participação.
As discussões geraram propostas que serão enviadas para a Conferência Regional da Juventude, que deve acontecer em meados de outubro, em Barueri. Dentre elas, foi constatado que muitas ideias e soluções propostas já existem, porém, a questão da acessibilidade é a maior dificuldade.
De acordo com o organizador do Fórum, Weber Rodrigo de Carvalho, do Instituto SufrutoverdeuS, como todos os bairros são contemplados com Colégios Municipais, os jovens não recebem uma carteirinha que dá acesso gratuito aos ônibus e, com isso, acabam não participando das ações realizadas na cidade. Então, uma das propostas sugeridas, e que deve ser encaminhada com certa prioridade, é a criação de mais eventos nos bairros ou a cessão de carteiras de ônibus com passagem gratuita.
“Muitos jovens cobraram atividades culturais em seus bairros, alegando que há uma centralização da cultura e que eles não têm como ir até Centro Histórico. Muitos jovens reclamam que não têm carteirinha de ônibus”, explicou.
Outra questão levantada, e já encaminhada à Câmara Municipal, diz respeito à criação de um Conselho Municipal da Juventude, composto por representantes de vários segmentos.
Atrações musicais
Já a atração musical ficou a cargo das bandas Família Gangster e RPW. O público presente pode conferir, ainda, o lançamento oficial do Grupo Elementos do Guetto, banda que tem parceria com a Rede de Produção Cultural Solidária ComUnidade Ativa. E, finalizando as atividades, os participantes assistiram a uma atração internacional, o grupo de hip hop argentino “Actitud Maria Marta”.