Para celebrar uma nova etapa vencida na vida de quase 2 mil pessoas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, participou na noite de quarta-feira, 12 de dezembro, da formatura do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento pela Alfabetização (MOVA), realizada no Centro de Eventos Pedro Bortolosso.
A EJA é uma modalidade de ensino da Secretaria de Educação de Osasco que oferece oportunidade aos alunos adultos de continuarem seus estudos. É direcionado às pessoas a partir de 16 anos que não tiveram chance de freqüentar a escola na idade regular, e oferece educação fundamental (1ª à 5ª série). Em Osasco, nos últimos anos, já tirou da situação de analfabetismo cerca de 16 mil pessoas. Só neste ano, 40 unidades de ensino da rede municipal, e 67 núcleos de apoio do Mova participaram da ação.
A chefe de divisão da EJA, professora Rutiléia Antunes Amaral, agradeceu o apoio da administração e chamou a responsabilidade do Estado em oferecer a oportunidade de esses alunos continuarem seus estudos. “Infelizmente, o Ensino Fundamental II, que é de responsabilidade do governo estadual, não é oferecido aos nossos alunos. O EJA em Osasco tem o apoio intenso do prefeito Emidio de Souza e dos professores. Eles fazem um excelente trabalho em sala de aula e se dedicam além de suas funções, muitas vezes. É um verdadeiro trabalho de doação, mas que é interrompido depois da formatura, porque os alunos não encontram vagas nas escolas estaduais”, explicou. Ela ainda agradeceu à professora Mazé Favarão, ex-secretária de Educação do município, pela dedicação e empenho em oferecer aos alunos de Osasco, escolas de qualidade. “Mazé sempre acreditou na importância da educação como instrumento modificador da sociedade”, disse. Apesar de não estar mais à frente do projeto, em virtude de sua eleição como vereadora da cidade, Mazé Favarão é madrinha do Eja.
Na mesma via, a secretária de Educação, Marinalva Oliveira, também rendeu gratidão ao prefeito Emidio de Souza, por apoiar uma causa tão nobre, que é a educação, especialmente à educação de adultos. “Reconhecemos o esforço dessas pessoas em freqüentar a escola, muitas vezes depois de um dia inteiro de trabalho, com casa e filhos para cuidar. Por isso essa formatura é tão gratificante. E é por isso também que, ao reconhecermos os esforços de vocês, temos a obrigação de oferecer uma educação da melhor qualidade. É isso que o prefeito Emidio sempre nos cobra”.
Emidio encerrou a cerimônia entregando os diplomas aos formandos que compunham a mesa solene representando simbolicamente os demais colegas no auditório. Ele afirmou que os formandos da EJA são um exemplo de que nunca é tarde para se aprender e para nutrir seus sonhos. “Gostaria de parabenizar a vontade de vocês, alunos, em querer aprender e também dos professores, pela dedicação e empenho em exercer com excelência a atividade. Sei da responsabilidade com que vocês, professores, conduziram esses esforçados alunos e nada mais justo do que valorizarmos o profissional da educação e a garra dos formandos”, finalizou.