O festival teve dois diferenciais este ano. Além de contar apenas participantes de Osasco, integrou a I Mostra Cultural
Entre os dias 16 e 18 de setembro as secretarias de Assistência e Promoção Social (SAPS) e de Esportes, Recreação e Lazer (SEREL) da Prefeitura de Osasco promoveram o XV Festival dos Jogos Adaptados à Terceira Idade (FEJATI), que este ano contou com duas novidades: a I Mostra Cultural e a participação apenas de equipes de Osasco. A abertura foi realizada no Ginásio de Esportes Benedito Rafael da Silva, o Geodésico, na Cidade das Flores.
Na abertura o secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Cláudio Sérgio, destacou que o esporte, principalmente na 3ª Idade, tem uma grande importância para a inclusão social e para a saúde. “O esporte tem um papel fundamental não apenas para a inserção do idoso como cidadão, mas também para a saúde e socialização”, disse.
Já a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafa, falou da satisfação de poder realizar um evento como o FEJATI. “É um prazer muito grande participar deste evento, com 3 dias de atividades e apresentações muito bonitas”, avaliou.
As competições e apresentações aconteceram em diversos pontos da cidade. A Dança de Salão e o Baile, por exemplo, foram realizados no Centro de Eventos Pedro Bortolosso; o Tênis de Mesa, na Acembo; o Vôlei, na FITO e a Corrida, no Sesi, entre outros.
Neste ano participaram do evento 20 entidades do município: Acembo, Acimo, ACM Osasco, Lar Bussocaba, Associação da 3ª Idade Novo Milênio, Escola de Xadrez José França Garcia, Grêmio Recreativo União do Jardim das Flores, Sesi Piratininga, Siloé Natação, CATI, C.E. Domenico Spedaletti, C.R.A.S Jardim Elvira, C.R.A.S Vila Yara, C.R.A.S Vila Yolanda, C.R.A.S Piratininga, Comunidade Santíssima Trindade, Sociedade Esportiva Recreativa Estrela de Ouro, UAPO, União Taisan de Kung-Fu e A.M.U.N.O.
Cerca de 570 pessoas, todas atletas e artistas acima de 50, participaram das competições e apresentações culturais, totalizando 16 atividades: Coral, Dança, Teatro, Baile, Artesanato, Palestras, Gincana, Bolabol, Vôlei, Bocha, Malha, Corrida, Natação, Damas, Xadrez e Tênis de Mesa.
Durante as competições, os atletas destacaram a importância do Festival. Aparecido Benedito, de 69 anos, jogador de Vôlei, disse que o FEJATI mudou sua vida. “Eu adoro o esporte e hoje eu tenho uma nova vida”, afirmou.
Para o atleta de Corrida Antenor Ribeiro, os atletas de Osasco, com esse novo formato, estão sendo cada vez mais valorizados. “O FEJATI, para a melhor idade, é o máximo. E este ano os atletas de Osasco tiveram mais participação”, disse.
Também participaram do evento de abertura do FEJATI os vereadores Aluisio Pinheiro e Antonio Toniolo.