A Farmácia Municipal da Prefeitura de Barueri, mantida pela Secretaria de Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos, tem melhorado cada vez mais seus serviços em prol da população. Desde o começo do ano, por exemplo, houve um aumento de mais de 15% nos atendimentos aos munícipes – até junho foram registrados 90.822 atendimentos.
Houve também a recente adesão de mais 15 itens de medicamentos padronizados gratuitos à disposição do munícipe. Com esta inclusão, já são mais de 450 os medicamentos padronizados – é a maior quantidade em toda a Grande São Paulo.
Dos medicamentos de maior valor agregado pertencentes à padronização do município, estão: Amoxacilina + Clavulonato de Potássio (Antibiótico); Montelocaste (para o tratamento de asma); Fração Fosfolipídica (de pulmão bovino ou porcino – uso em maternidade para aumentar o fluxo respiratório e consequentemente diminuir o esforço respiratório); e Imunoglobulina Anti-Rho (utilizada em mães fator Rh negativo, para evitar o aparecimento de anticorpos anti-Rho, que prejudicaria o feto).
A lista de padronização é avaliada anualmente por uma equipe multiprofissional formada por médicos, farmacêuticos e enfermeiros, na busca de atualizá-la para fornecer um melhor tratamento ao munícipe. Lembrando que o cidadão pode também coletar o medicamento em qualquer uma das 16 Unidades Básicas de Saúde do município.
Medicamento em Casa
Outro programa da Farmácia Municipal é o “Medicamento em Casa” – que leva o remédio ao domicílio do munícipe idoso, diabético, hipertenso ou com algum tipo de deficiência física.
Em dois anos de funcionamento, o programa já realizou mais de 160 mil entregas de medicamentos nos lares daqueles inscritos no programa – vale lembrar que cada entrega pode conter mais que um medicamento.
Os remédios são entregues na casa do cidadão por motoboys devidamente identificados, da Secretaria de Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos.