O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR/Cotia) discutiu em sua reunião mensal, no dia 25 de agosto, um importante assunto: o Capital Humano. Na ocasião ficou acertada a realização de um evento, ainda no segundo semestre, onde a questão será discutida entre os empregadores e as instituições que capacitam para o trabalho.
No âmbito das propostas encaminhadas pelo COMTUR, o membro titular representante do CIESP/FIESP e vice-presidente do Conselho, José Vasconcellos, havia colocado em plenária o desafio enfrentado em Cotia, no sentido de que existe uma lacuna considerável entre a formação da mão-de-obra e as necessidades do mercado empregador.
As entidades que atuam com capacitação no município, bem como as faculdades locais – Estácio/Radial e Mário Schenberg, e que possuem também cadeiras no COMTUR envolveram-se com entusiasmo na discussão, e assim surgiu a proposta da realização de um evento, do qual participarão empresários da indústria, do comércio e serviços, e as instituições capacitadoras.
Para delimitação dos objetivos do evento, e maior aprofundamento do tema, foi realizada em 15 de agosto uma primeira reunião de uma comissão preparatória formada pelos membros do COMTUR, e que aconteceu no SENAI Barueri. O encontro aconteceu no SENAI Barueri para que houvesse uma integração maior com a entidade de capacitação da indústria, que logo mais estará atuando também na cidade de Cotia. Participaram do encontro alguns empresários de Cotia, além de representantes das faculdades Estácio e Mário Schenberg, e foram recepcionados por Elcio de Souza, diretor do SENAI e Denis Coppa, do DEPAR – Departamento de Ação Regional da FIESP.
A Diretora de Turismo e presidente do COMTUR, Cristina Oka, contatou também entidade de capacitação do comércio e serviços para participar da discussão, ainda que não tenha representantes de nenhuma entidade patronal do setor na cidade. “Contatei um representante da gerência de desenvolvimento do SENAC, e tivemos uma sinalização positiva no sentido na participação deles nessa discussão. Já está na hora, de termos uma participação maior dos empresários do comércio e serviços de Cotia no aperfeiçoamento do Capital Humano da cidade, e isso poderia começar com a cobrança deles para a instalação de estruturas das entidades associativas como o SENAC e SESC na cidade”, explicou Cristina Oka.
O evento “Capital Humano em Cotia: Desafios de Capacitação e Inserção no Mercado de Trabalho” abrangerá temas como formação técnica e superior, leis de cotas e aprendiz, necessidades de profissionais para o mercado de trabalho sob a ótica do empregador, entre outros assuntos.