A cidade ficou entre os 277 municípios brasileiros que controlam satisfatoriamente a proliferação do Aedes aegypti. Os demais estão em alerta ou risco
As ações integradas de combate à dengue, promovidas pela Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Saúde, trazem resultados positivos para a cidade. De acordo com o LIRAa 2011 (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Osasco mantém índices satisfatórios de controle do mosquito. O mapa que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do transmissor é resultado do estudo realizado entre outubro e novembro pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias municipais do setor.
O levantamento apontou que dos 561 municípios pesquisados, 48 estão em situação de risco, 236 em alerta e 277 apresentam índice satisfatório. Na região, Osasco é o único município que apresenta índices satisfatórios. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco, Fábio de Souza, destacou que esse resultado é muito importante para o município. “O resultado estimula maior envolvimento e é um incentivo para continuarmos a desenvolver esse trabalho no município”, disse.
Para o secretário de Saúde, Gelso de Lima, paralelamente às campanhas educativas permanentes de prevenção que visam o envolvimento e a conscientização da população no combate a dengue, a administração também realiza mutirões e promove a capacitação constante dos profissionais. “Sabemos que é um resultado positivo que reflete o comprometimento do prefeito Emidio de Souza e o trabalho do grupo. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse. Esse ano, sob o tema “Previna-se! A Dengue Mata – Faça sua Parte”, a campanha municipal propõe o envolvimento da população nas ações de enfrentamento à doença, visando a conscientização.