Educadores determinados e criativos provam que é possível melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. A Escola Municipal do Caputera foi indicada pela UNICEF e reconhecida nacionalmente pelo avanço nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A Revista Exame, da Editora Abril, dedicou oito páginas exclusivas para mostrar que é possível vencer o ensino até mesmo onde as crianças estão mais vulneráveis. A escola do Caputera dividiu as páginas com mais duas escolas: uma na cidade de Careiro, a 117 quilômetros de Manaus, e outra em Teresina, no Estado do Piauí.
Sete anos após a pedagoga Mary Botani assumir a direção da escola do Caputera, o desempenho escolar das crianças deu um salto de 70%, entre 2005 e 2009. A média da escola no IDEB, termômetro da educação fundamental no Brasil, saiu de 3,1 para 5,3 numa escala de zero a dez.
A diretora acreditou no potencial das crianças, e a Secretaria de Educação – através do Programa Mais Educação – ampliou a jornada escolar dos alunos. Além das aulas regulares, parte deles participa de atividades de lazer, leitura e escrita. A escola realiza uma avaliação detalhada das necessidades de cada aluno. “A evolução de cada um é exposta num gráfico afixado na parede. Para incentivar que os alunos ajudem uns aos outros, a escola criou uma competição entre as salas”, ressaltou Mary.
Além do Programa Mais Educação, a escola passou por manutenção geral na infraestrutura física para motivar toda equipe escolar e alunos, além de melhorar a auto-estima para avançar a qualidade de ensino.
O índice é calculado a cada dois anos. A secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes, contou que está confiante nas notas que serão medidas em novembro. “A Secretaria de Educação tem investido muito na qualidade de ensino através do Departamento Pedagógico”. E destacou: “o programa Ler e Escrever é uma parceria do município com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e com o Fundo para Desenvolvimento da Educação – FDE visa promover o desenvolvimento de ações que valorizem a educação nas séries iniciais e melhorar a qualidade da alfabetização, tornando os alunos leitores com condições de aprender melhor e se apropriarem do conhecimento.”