Bairro Também vai participar do Programa de Subsídio Habitacional (PSH), do governo Federal, que destina verba à melhoria das moradias, incluindo reboque e pintura, além da regularização dos lotes e emissão de escrituras definitivas em nome dos moradores.
Na manhã de sábado, 5 de abril, a prefeitura de Osasco numa parceria com o governo Federal, deu início as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário das áreas J e DR, do Jardim Aliança. O evento aconteceu na avenida Passaredo e contou com a presença do prefeito Emidio de Souza e do deputado federal João Paulo Cunha, entre outras autoridades.
A obra, reivindicada em reunião do Orçamento Participativo, vai ser realizada em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com um prazo de execução de 8 meses. Ela conta com investimento de R$3,3 milhões e vai beneficiar 5,5 mil famílias da região. O projeto consiste na implantação de 4,2 mil metros de interligações e rede coletora de esgoto, além de 450 metros de coletores tronco. O projeto também envolve uma estação elevatória de esgotos e 1003 ligações domiciliares de esgoto, entre outros benefícios. Além disso a região vai receber verba do governo federal, por meio do PSH para acabamento e pintura das fachadas das suas casas, mais regularização de lotes e emissão de escrituras definitivas aos moradores.
De acordo com Rudval Pacheco, morador do bairro há mais de 15 anos, o início das obras põem fim a uma antiga luta dos moradores. “A comunidade não cansou de lutar nem um minuto e hoje, com a ajuda do prefeito Emidio, conseguimos mais uma vitória”, disse.
Em seu discurso, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves, demonstrou sua alegria com o início das obras. “Fico muito feliz de ver uma obra que há dois anos solicitamos na Funasa ser atendida. Isso vai trazer muito mais saúde para a população dessa região”, falou.
Já o deputado federal João Paulo Cunha falou da importância do apoio que o governo federal tem dado para Osasco. “Essa é mais uma ação que realizamos com a ajuda do governo Federal. Com a ajuda do presidente Lula e o empenho do prefeito Emidio, temos conseguido melhorar a vida dos moradores da nossa cidade”, destacou.
Emidio, por sua vez, lembrou das ações que foram realizadas na região, além de anunciar novas obras. “Há pouco tempo entregamos no Jardim Canaã as obras do PSH, que deram outra cara para o bairro. Isso sem falar na área de lazer que construímos no local. A obra que damos início hoje é apenas o começo de muitas outras. Dentro de pouco tempo vamos dar início a construção de um posto de saúde aqui no Jardim Aliança, que vai oferecer todo o tipo de atendimento médico”, afirmou.
Também prestigiaram o evento o chefe de gabinete do prefeito e secretário de Governo, Jorge Lapas; os secretários Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); Luciano Jurcovich (Serviços Municipais); Cláudio Sergio da Silva (Esportes, Recreação e Lazer) e Gelso de Lima (Saúde); os presidentes Valdir Roque (CMTO) e Antônio Marcos Barbetta (IPMO); os coordenadores Roque Aparecido (Assuntos Internacionais) e Alenice Abrantes (Orçamento Participativo); além dos vereadores Osvaldo Vergínio (presidente da Câmara), Nelson Matias, Aluízio Pinheiro, Antônio Aparecido Toniolo e Sônia Rainho.