Em Osasco, Prefeito Emidio assina permissão de uso de área pública para o 30º Grupo Escoteiro Tuidara
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, assinou na manhã de sábado, dia 21 de abril, decreto de lei que dispõe sobre a permissão de uso de área pública, por 10 anos, para o 30º Grupo Escoteiro Tuidara.
O terreno está localizado na Rua Joaquim Lopes Veiga, no Jardim D’Abril e conta com 2.860,50 m², onde a entidade beneficiada construirá sua nova sede, visando também os atendimentos em serviços sociais.
Durante a cerimônia de assinatura, realizada no próprio local, o presidente-diretor do 30º Grupo Escoteiro Tuidara, Paulo José Marques, agradeceu o prefeito pela iniciativa e ressaltou a nova conquista. “Chegamos agora ao momento tão esperado. O desejo deixa de ser sonho e se torna uma realidade. É um momento de nos abraçarmos, pelas grandes promessas que o futuro nos apresenta. Deveremos construir aqui muito mais que um simples imóvel. Devemos construir um marco e reunir aqueles que acreditam em um sonho, aqueles que sabem que é possível fazer quando essa força e essa fé são canalizadas para fazer o bem”, disse.
Na sequência, o vereador Rogério Lins frisou os trabalhos desenvolvidos na formação da juventude por meio do recrutamento de escoteiro, relacionado sempre em amar o próximo. Ele afirmou ainda que o local vai se tornar uma grande referência para a cidade.
O deputado federal João Paulo Cunha também prestigiou o evento. “Que essa sede seja um espaço de formação para os princípios do escotismo, que é uma coisa não só de Osasco, nem só do Brasil, mas uma prática do mundo todo que visa orientar os nossos jovens na construção de um mundo melhor, de tal forma, que o jovem passe a construir sua honra, a amar sua pátria e respeitar as pessoas”, frisou.
O prefeito Emidio de Souza, após assinar o termo de permissão, ganhou um lenço de escoteiro e falou sobre a importância do ato. “Quando cedemos uma área para uma entidade, o que é uma prática rara, fazemos isso visando uma entidade que tenha claramente o objetivo de trabalho social e educativo. Quando esse trabalho envolve crianças e jovens, fazemos mais esforços ainda para viabilizar essa cessão, porque se trata do nosso futuro. E nosso futuro tem que ser tratado com muito carinho. O trabalho com escoteiros eu sempre admirei. Acho bacana por despertar a consciência de cidadania, o espírito de solidariedade, que é completamente ausente nos dias de hoje. Quando você tem um grupo que consegue espalhar esse espírito de solidariedade na sociedade, funciona igual a fermento no meio da massa: faz a coisa acontecer e tornar cada vez maior”, destacou. Ele também solicitou ao Grupo Tuidara a preservação da área, enquanto não inicia as obras.
Sobre o Tuidara
O 30º Grupo de Escoteiro Tuidara têm 22 anos de existência. Hoje, é formado por 133 membros e envolve cerca de 700 famílias dentro do grupo de escoteiro. No momento, o agrupamento está sediado nas dependências do Clube dos Subtenentes e Sargentos do II Exército, no Jardim Rochdale. Um dos destaques recente de sua atuação foi a arrecadação e envio de suprimentos para as vítimas das enchentes e deslizamento de terras na região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras e Transportes e Mobilidade Urbana); o representante da Diretoria Regional da União Escoteira do Brasil, João Floriano; e o diretor presidente Distrital, Aparecido Carlos Duarte; dentre outras autoridades.