Durante todo o mês de agosto, o Departamento de Gestão da Saúde Escolar da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) está pondo em prática diversas iniciativas com o objetivo de criar consciência ambiental entre seus alunos, professores e funcionários.
“Preservando o meio ambiente: Fieb sustentável” é o tema da campanha em curso, inspirada na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e na adesão ao programa “Barueri Sustentável”, promovido pela Prefeitura com o intuito de reduzir em 10% o consumo de água, energia elétrica e papel sulfite em todos os órgãos da administração pública direta e indireta.
“A Fieb, por se tratar de uma autarquia municipal, também pode colaborar com esse programa”, diz a coordenadora da Saúde Fieb, Ana Paula Martinelli.“Nosso objetivo é atentar a comunidade da Fieb para as consequências catastróficas para o planeta – que já estão ocorrendo – se continuarmos despreocupados em relação à sustentabilidade e ao uso econômico dos recursos naturais”, esclarece Ana Paula.
Mão na massa
A campanha não pretende apenas espalhar conceitos de sustentabilidade, mas aplicá-los no dia a dia da instituição por meio do envolvimento e colaboração de todos. E, claro, trabalhar pela manutenção desses novos hábitos daqui em diante. Por isso foram estipuladas metas baseadas nos itens de maior consumo e em ações completamente viáveis.
O Departamento de Saúde e a equipe pedagógica da Fieb realizaram uma capacitação entre os funcionários responsáveis pela limpeza das escolas. Eles aprenderam todas as medidas que podem gerar economia e amenizar os impactos no meio ambiente. Além disso, receberam explicações sobre coleta seletiva – que começará a ser feita nas unidades a partir de agora e com a colaboração da Prefeitura de Barueri. Graças ao empenho do prefeito Rubens Furlan, as escolas da Fieb poderão contar com o serviço de retirada do lixo separado e também do óleo de cozinha usado que será destinado à produção de biodiesel.
Alunos e funcionários estão recebendo instruções sobre o correto descarte do lixo e também sobre como economizar água e energia elétrica. Como parte da estratégia, técnicos de enfermagem estão abordando os alunos durante os intervalos e prestando todas as orientações. E para que tudo corra bem, os latões de lixo já estão sendo identificados de forma a separar o lixo seco do orgânico.
Também já estão espalhados pelas escolas, recipientes para coleta de pilhas e baterias usadas e de lixo eletrônico (equipamentos eletroeletrônicos quebrados ou sem uso). A Fieb dará o destino correto a esses equipamentos que tanto prejuízo causam à natureza quando jogados no lixo comum. Muitos deles, inclusive, podem ser reaproveitados. E falando em reaproveitar, uma parceria com o Departamento de Informática está viabilizando o uso de folhas de rascunho em impressões de uso interno.
Comissão Verde Fieb
Faz parte das principais iniciativas do programa Sustentabilidade Fieb a criação de Comissões Verdes: grupos formados por alunos e funcionários, que deverão existir em cada uma das unidades, com o intuito de discutir, estudar e viabilizar formas de praticar a sustentabilidade no dia a dia. Essas comissões ainda estão sendo formadas, e os interessados em participar podem obter mais informações no site www.fieb.edu.br.