Desde o dia 27 de abril, os pacientes idosos e pessoas com necessidades especiais, de Barueri, já podem agendar por telefone as suas consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com a Lei nº 2.064, promulgada pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan, e aprovada pela Câmara Municipal, a iniciativa tem por objetivo facilitar e proporcionar mais comodidade para essas pessoas.
Para isso, é necessário estar cadastrado na unidade pública de saúde e comprovar idade igual ou superior a 60 anos na data da consulta. O número de consultas agendadas por telefone será limitado a 20% (vinte por cento) das consultas diárias disponíveis na Unidade Básica de Saúde.
Para receber o atendimento agendado previamente por telefone, o paciente deverá apresentar a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde – SUS, no momento da consulta.
Os termos dessa Lei deverão estar afixados em local visível, nas Unidades Básicas de Saúde, para conhecimento da população.
Atendimento em casa
Em Barueri, já existe um programa de atendimento em casa, desde 2005, para pessoas impossibilitadas de se locomoverem até as UBS para tratamento médico. São pacientes portadores de deficiência física e também idosos com doenças crônicas. ´
É o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), que conta com 4 equipes, sendo duas para atender aos bairros do Jardim Silveira, Paulista, Parque Viana, Jardim Maria Helena, Jardim Audir, Parque dos Camargos e Jardim Belval; uma que assiste aos bairros do Jardim Mutinga, Parque Imperial, Vila Boa Vista, Aldeia de Barueri e Jardim Santa Cecília; e outra que atende a região do Engenho Novo.