No evento, membros dos Conselhos de Gestão Compartilhada das escolas municipais discutiram os avanços registrados no 1º da lei que instituiu os grupos
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco promoveu, no dia 13 de setembro, o I Encontro Interconselhos da rede municipal de ensino. O evento, realizado na Emef Marechal Bittencourt, no Centro, reuniu representantes dos Conselhos de Gestão Compartilhada (CGC) de todas as unidades de ensino municipais, que debateram, por meio de discussões em grupos e apresentações, os avanços conquistados no 1º ano e vigência da lei que criou os CGC e as perspectivas para o futuro.
Hoje, a rede conta com 134 Conselhos, formados por representantes de professores, funcionários, direção, pais e também alunos, estes a partir dos 9 anos. Todos são eleitos pela própria comunidade escolar e passam por formação, com assessoria do Instituto Paulo Freire.
Os conselheiros participam de reuniões para discutir assuntos da comunidade e da escola, garantindo um instrumento democrático de participação na rede de ensino.
A secretária de Educação de Osasco, professora Mazé Favarão, participou da abertura do evento e ressaltou a importância desse instrumento democrático na Educação. “Compartilhar gestão significa dividir tarefas entre pais, alunos, professores e gestores”, disse.
Ela também falou sobre os resultados da iniciativa. “Todas as escolas que implementaram o CGC estão dando frutos, propondo, argumentando e buscando alternativas comuns para a construção de uma educação pública, gratuita, de boa qualidade e solidária”, completou.