Educação de Osasco promove “Sarau do Povo que Educa”
A iniciativa busca divulgar artistas locais e incentiva a geração de renda com participação da comunidade
No último sábado, 25 de novembro, aconteceu o “Sarau Povo Que Educa”, na EMEF Oscar Pennacino, no Jardim Cipava. O evento reuniu estudantes, familiares, profissionais da educação, lideranças do bairro, poetas e artistas do município de Osasco.
O Sarau faz parte do programa Escola Cidadã: Osasco, Povo que Educa, uma iniciativa da Prefeitura de Osasco por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, com assessoria do Instituto Paulo Freire (IPF), que inclui uma série de ações formativas com o objetivo de ampliar a participação democrática na gestão pública e aproximar a comunidade da escola.
Rosa Nunes de Araújo, funcionária de apoio da escola, apresentou uma dança coreografada, juntamente com a estudante Regina Ferreira, 06 anos, que afirma ter se encantado com as atrações. Artistas e comunidade apresentaram músicas inéditas de autoria própria e também homenagearam grandes nomes da música brasileira, como Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Raul Seixas e Luiz Gonzaga. Os participantes declamaram “belíssimas poesias que estavam expostas na escola. Algumas foram escolhidas e interpretadas com muita doçura e emoção”, conta Rosa.
Durante o evento, o público dialogou alternativas para fortalecer o trabalho pedagógico da escola com a participação da comunidade e o grupo familiar. Para a secretária de Educação Profª Marinalva Oliveira, as ações de mobilização comunitária do Programa têm como objetivo aproximar as escolas da comunidade e de instituições públicas e privadas do seu entorno. “Para tanto, foi instituído um Grupo de Articulação Local (GAL), que, durante todo este ano, analisou as maiores necessidades da região para definir prioridades de ação que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores, promovendo práticas articuladas de educação integral, constituídos por representantes da comunidade escolar e lideranças locais”, explica.
O evento contagiou o público que aplaudia de pé a ginga dos dançarinos de capoeira, coral de libras, e dança terapia entre outros artistas. O programa Escola Cidadã – Povo que Educa acontece neste formato, em duas escolas-polo: EMEF Manoel Barbosa, no Jardim Bonança (zona norte) e EMEF Oscar Pennacino, no Jardim Cipava II (zona Sul).