A Secretaria de Educação de Osasco marcou presença no Fórum Mundial de Educação Baixada Fluminense 2008 que aconteceu entre os dias 27 e 30 de março, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
O encontro, que teve como tema “Educação Cidadã para uma Cidade Educadora”, reuniu representantes de diversas cidades com o intuito de socializar experiências e pensar a educação a partir dos eixos: Educação, cultura e diversidade, Ética e cidadania em tempos de exclusão e Estado e sociedade na construção de políticas públicas.
Osasco, através das coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação, Telma Lopes de Laia e Ana Lúcia R. Carvalho Cruz, levou a realidade do ensino municipal e dos projetos desenvolvidos na rede. “Nossa participação teve como objetivo mostrar um pouco da realidade de Osasco através da proposta de educação integral. Apresentamos o Projeto Escolinha do Futuro, que atende as crianças no contra-turno escolar”, afirma Ana Lúcia.
Um dos diferenciais apontados pelas educadoras é que as ações dos demais municípios apontavam para uma única unidade escolar. “Em Osasco as ações são voltadas para a rede toda e isso chamou atenção dos participantes. A educação integral acontece quando se trabalha todas as potencialidades da criança, da escola e da comunidade”, diz Tema.
No município de Osasco, também é desenvolvido, desde 2006, o Programa Escola Cidadã, com assessoria do Instituto Paulo Freire (IPF) e que acontece por meio de encontros e atividades abertas a alunos, profissionais da área de ensino e comunidade em geral. No programa são discutidos elementos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, como: inclusão, melhoria da qualidade social da educação, formação continuada do profissional de ensino, ampliação dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, métodos de avaliação do aluno e da escola, ampliação da participação da comunidade na rotina escolar (através dos Conselhos de Gestão Compartilhada), ampliações de escolas e construções de novas unidades, criação de melhores condições para o aprendizado e estímulo à participação do aluno.
Essas ações, inéditas na história da cidade, beneficiam tanto a comunidade escolar quanto os profissionais de ensino, buscando soluções com a participação de todos.
Para a secretária de Educação, Mazé Favarão, a participação no Fórum Mundial foi uma grande oportunidade de mostrar a seriedade e disposição da administração municipal em implementar políticas públicas que tenham como referência o crescimento da cidade. “Com esta visão, a Prefeitura Municipal de Osasco, através da Secretaria de Educação dá os primeiros passos na perspectiva de ampliar o tempo de permanência da criança em atividades educacionais, no caminho da educação integral”.
Secretaria de Educação
Jornalista: Vilmary Macedo