A Secretaria de Educação de Barueri, preocupada com a formação dos futuros cidadãos, finalizou o seu Plano de Referência. Desde 2008, membros da equipe pedagógica da Secretaria vêm trabalhando na elaboração do Plano, que reafirma o compromisso de investir ainda mais nos estudantes baruerienses. Ele propõe a estruturação das 99 escolas da rede municipal, padronizando o ensino para garantir ainda mais qualidade na formação.
O Plano de Referência foi apresentado em outubro do ano passado durante a entrega do Prêmio Giz de Ouro. Na ocasião, foi entregue ao vice-prefeito e secretário de Esportes Carlos Zicardi. Esse semestre, seu conteúdo já pode ser acessado no site www.educ.net.br.
“Nós, da Educação, queríamos que todas as escolas tivessem um documento que as guiassem com a mesma qualidade de ensino, mas baseado nos moldes do MEC – porém, com a nossa cara, esclarecendo como funciona o ensino que oferecemos para definir o cidadão e sua formação para o futuro”, explica o secretário de Educação Celso Furlan.
Celso lembra que o Plano foi instituído para ser utilizado em todas as escolas. “O processo democrático que permeou a elaboração do Plano de Referência é sem dúvida o que torna esse documento legítimo, conferindo-lhe o direito de ocupar o lugar de referência para a educação básica do município de Barueri”, explica o secretário.
O Plano de Referência da Educação de Barueri contempla todos os segmentos da Educação Básica e todas as disciplinas do currículo escolar. Énorteado por quatro pilares principais: “que o aluno goste da escola”; “que o aluno aprenda”; “que o aluno caminhe rumo à autonomia”; e “que o aluno seja um cidadão no momento presente.”
“Em acordo com documentos norteadores de nível nacional, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN) e Referências Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCN), nosso Plano de Referência contempla de maneira particular a educação de Barueri, traduzindo a missão e a visão de escola que sustentam esse sistema educacional. A missão da educação básica de Barueri é a de resguardar à escola seu lugar de guardiã do conhecimento formal, tendo como instrumento um currículo de formação humana”, esclarece Celso Furlan.