Nesse semestre estou cursando uma disciplina eletiva, dois créditos apenas, para encher a manhã de quinta-feira: fundamentos da editoração. BIBqualquercoisa, mas ministrada e cursada por DACOMS.
Em primeiro lugar, preciso destacar o fato de que me senti na PUC. Professoras jovens, alunas de unhas feitas e roupas de marca. Poucas velhas chatas, caras formados, gente com cara de biblioteca escolar. Gostei.
Adorei também a forma como as aulas são conduzidas: “powerpoints” com imagens, apenas. E elas falam. Muito e bem.
Tive já toda uma idéia de história da editoração, processos editoriais, etc. Na última aula, uma das professoras falou sobre tipografia. Deixou as seguintes sugestões de locais para baixar fontes free – www.dafont.com e www.abstractfonts.com.
O que eu achei mais divertido da história toda: os trabalhos. Um, teórico. Três páginas (só?). Sem ABNT em tudo. Citar a referenciar pelo menos três autores (só??). Não esquecer que é um artigo acadêmico, não uma matéria (hshshshs). O trabalho final, teórico/prático, pode ser ou a montagem de um pocket ou a comparação entre dois livros de editoras diferentes. A comunicação é tão light com os trabalhos! Acho que vou mudar pra lá.
Mentira: quem acompanha meu twitter sabe que, quando eu me formar em biblio (2010/1), cursarei Ciência da Computação. Ou Física. Talvez Engenharia Química. Ciências Atuariais?