Aproximadamente 600 pessoas estiveram presentes na Ecofeira na Granja Vianna realizada no domingo (2/10), na Escola Granja Vianna. Toda a programação cultural do evento foi dedicada à garotada, antecipando o dia de comemoração das crianças.
Enquanto as mães e os pais faziam sua compra de verduras orgânicas, produtos da agroindústria caseira e artesanato sustentável, a programação infantil ofereceu atividades lúdicas bastante concorridas.
Os granjeiros já têm as Ecofeiras como ponto de encontro, e todas as edições têm espaço para as crianças, mas esta edição foi especial. O Espaço Lúdico, tocado pelo grupo HumanaTerra e apoiado pelos próprios expositores, continuou trabalhando agricultura urbana com a criançada, e espalhou livros e redes, brinquedos tipo antigos, e o teatro de fantoches, de apelo interativo muito forte junto à petizada.
A Feira de Trocas Auescambau com participação ativa das crianças teve situações únicas, como uma corrente de trocas que envolveu 2 adultos, 1 adolescente e 3 crianças, onde a prática do escambo como alternativa de consumo foi vivenciada a partir da negociação sobre o valor de uso dos produtos.
A Oficina de Pipas teve um número grande de participantes. Crianças e até adolescentes que participaram nunca tinham feito uma pipa com os pais. “Na verdade, tivemos pais observando a oficina, que confessaram que não sabiam fazer pipas, e estavam ali aprendendo. Depois, era possível ver a garotada correndo pela feira tentando já empinar as pipas no embalo. Esta atividade foi executada pelo expositor Durval Pancera e Alex Ferreira da Silva, do departamento de Turismo”, disse a diretora de Turismo, Cristina Oka.
Teve ainda a Oficina de Bonecos com Alimentos ministrados pela Camila Donato, onde a criançada soltou a criatividade, enquanto aprendia sobre nutrição. A fisioterapeuta Fernanda Hildebrand, também expositora, proporcionou a Oficina de Massagem entre crianças e familiares.
A Tenda da Saúde e Bem Estar- resgatou o contato direto do cotidiano: “Hoje vivenciei um momento único com minha filhota de 8 anos, por conta do meu trabalho, um momento como esse é muito raro, o que me fez repensar muitas coisas. A oficina de massagem da Ecofeira foi um momento maravilhoso de contato com a Rafaella, aquela coisa de toque de mãe e filha, sentimento “de pele’, foi maravilhoso poder desfrutar desse momento com ela”, contou a jornalista Fau Barbosa, que esteve no espaço com sua filha.
Outra atividade muito concorrida foi o Lambe-Lambe, disponibilizado pela parceira LocTudo. As pessoas (pais e crianças) brincaram de se fantasiar e eram fotografadas à frente de uma foto de cidade antiga pelo Bruno. “Quem participava e quem assistia achava tudo muito divertido”, ressaltou Cristina.
A Ecofeira na Granja Vianna tornou-se uma referência em comercialização de produtos sustentáveis na região. O evento inspirou a criação de iniciativas semelhantes em cidades vizinhas, ou impulsionou o que já ocorria. A Ecofeira das Crianças recebeu as visitas de Carlos Marx, Secretário de Meio Ambiente de Osasco, Thelio, Criador da Ecomix – feira de trocas também de Osasco, e de Douglas, engenheiro da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, responsável pelo manejo de parques da capital.
A Ecofeira de Novembro já está sendo preparada. Não deixem de participar!
Serviço:
Ecofeira na Granja Vianna
Onde: Rua José Felix de Oliveira 1271 – Escola Granja Vianna
Quando: 6 de novembro – das 9 às 14 horas
Realização: Prefeitura de Cotia através da Secretaria de Cultura e Turismo, Site da Granja, Faculdade Mário Schenberg; Movimento Transition Town e Escola Granja Vianna
Apoio cultural: Loc Tudo; Ciagraph; I-Grafix; Pare Park; Felix Office; SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo