Caros Doutores,
Resolví fazer um cursinho para a prova da OAB(exame 137), principalmente para relembrar tudo aquilo que outrora aprendí na faculdade e, sobretudo, me atualizar sobre as modificações recentemente feitas às nossas leis.
A princípio, gostaria de destacar a dinamicidade das aulas.
Gostei muito do método que os professores ministram suas aulas. As aulas correm de forma lógica, sucessiva e concatenada(ops, alguém reconhece esse conceito?). Você não fica perdido e absorve muito bem o conteúdo.
Oquê mais me chamou a atenção foi justamente o título deste artigo. Diferenciar Dolo Eventual e Culpa Consciente, para nunca mais esquecer.
É simples assim:
Dolo Eventual: O Agente pensa fod*-se!
Culpa Consciente: O Agente pensa fod*u!
Os exemplos aplicados aos casos são esses:
“Tício, sim, o famoso Tício, resolve explodir um barco de sua propriedade para receber o seguro. Porém, é de seu conhecimento que, esse barco possui uma tripulação. Ele explode o barco mesmo assim.”
“Tício dirigia seu veículo em uma auto estrada. À sua frente, vê uma pessoa atravessando a pista e, pensa que vai dar tempo de passar sem precisar reduzir a velocidade. Obviamente, não deu tempo e, tício, acertou o transeunte em cheio”
Agora, com os dois exemplos acima, basta imaginar a reação do autor:
No 1º caso, com certeza Tício pensou: Fod*-se, portanto, Dolo Eventual.
No 2º caso, com certeza Tício pensou: Fod*u, portanto, Culpa Consciente.
Simples assim!
Que cabeça a minha, estava esquecendo de citar o Cursinho que estou fazendo. No caso, é o Cursinho Preparatório da EXORD, que até o momento, muito me agrada. É Presencial(com professores na sala, e não por vídeo-aula).
Por hora é só, espero que sirva de exemplo para os bacharéis que buscam um cursinho preparatório para o Exame da Ordem. Vale a pena investir em você mesmo.
Boa sorte!