Por Gabriela Azevedo
Aqueles que estão em ano de vestibular já sabem ou descobrirão quantas dúvidas esse momento carrega.
A decisão de que carreira seguir e que trabalho escolher impacta a vida da gente por muito tempo, senão para sempre. Essa necessidade de escolha nos confronta, na maioria das vezes, com a sensação de estarmos abandonando outras possibilidades e todas as coisas diferentes que poderiam vir delas. Nesse momento surge uma grande ansiedade e torna-se muito importante seguir algumas dicas para te ajudar:
- Pense em você. Procure identificar seus traços mais marcantes. Você é uma pessoa mais introvertida ou mais extrovertida? Você prefere atividades criativas ou rotineiras? Você se considera racional ou sentimental?
- Você consegue identificar suas maiores qualidades? Faça uma lista de cinco conquistas pessoais, procure reconhecer quais habilidades você usou para alcançá-las. Provavelmente, você descobrirá seus pontos fortes.
- Pense então no que você gostaria de encontrar em sua rotina de trabalho e como retorno de sua profissão.
- Liste as carreiras que você já pensou em seguir. Levante os motivos que fizeram você pensar em cada uma delas. Quais foram os critérios usados por você nessas escolhas?
- Procure conversar com profissionais de cada uma das áreas cogitadas. Antes do bate-papo, elabore um roteiro com todas as suas dúvidas. Essa será uma boa oportunidade para conhecer melhor as profissões e suas rotinas de trabalho.
- Pesquise a grade curricular, a carga horária dos cursos, investigue o mercado de trabalho de cada carreira. Durante a pesquisa anote o que te agradou e o que te desagradou nos dados encontrados.
- Agora faça uma análise cuidadosa de todos os dados levantados acima e responda:
– Qual carreira pareceu ser a mais interessante para você? O que te atraiu nessa carreira?
– Você consegue relacionar essa carreira às suas características e habilidades pessoais? É importante que o seu cotidiano profissional aproveite suas maiores qualidades, dê espaço para os seus interesses genuínos e traga os retornos de trabalho esperados por você. - Por fim, lembre-se de que há profissionais que podem ajudar nesse processo de escolha.
Gabriela Azevedo
gabriela@gabrielaazevedo.com.br