Aproximadamente mil pessoas participaram do evento: “Cotia, um pedacinho do Brasil!”. Promovido pela Prefeitura Municipal de Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Departamento de Cultura, com a parceria do Centro Cultura Wurth, o projeto teve objetivo de refletir sobre formação do Brasil a partir de suas etnias, com a contribuição dos povos negros, indígenas e imigrantes.
A programação começou às 10 horas, com apresentação do Hino Nacional Brasileiro, cantado pela maestrina e Diretora de Cultura Magaly Oliveira; logo após a abertura, houve exibição de um vídeo demonstrando as diferentes etnias presentes no município de Cotia.
O evento contou com palestra do professor Marcio Noseda, que falou sobre as diversas etnias que contribuíram para a formação Brasil e o reconhecimento através do “Dia Nacional da Consciência Negra”. Essa temática abriu a discussão com a participação dos jornalistas da Revista Circuito, site Cotiatododia, historiadores, membros do Conselho de Cultura e público presente.
Encerrado este momento de reflexão sobre as políticas culturais nacionais, iniciou-se a apresentação do Instituto Gira-sol, com o grupo Cia Baru que apresentou o espetáculo Nova Era, que foca a necessidade de proteger e cuidar do planeta para o inicio de uma nova era. O Projeto Social DaComu apresentou uma seleção de sambas para registrar a evolução deste estilo e a influência afro descendente na música brasileira . No período da tarde, os participantes puderam acompanhar o grupo de Capoeira maculele Baluarte, troca de cordão e Batizado do Mestre de Capoeira Tizil. O Vereador e representante da Prefeitura Luiz Gustavo Napolitano prestigiou o evento.
Colaboradores: empresa e associação cultural MAP, Centro Cultural Wurth, Capoeira Sdobrado, Escola da Granja Viana, Casa Castro, WF Esportes, João Bolinha, Doceria fantasia, Perfect Nutrition, padaria Nova Gloria, Aluparts, marcenaria, arquitetura Embauba entre outros.
Parceria e realização: Bianca Koch – Gerente do C.C. Wurth, Direçao de Cultura Magaly Oliveira, Junior e músicos Dacomu, a Instituto Gira-sol Robison Filocomo, Membros do Conselho de Cultura.