Nos dias 26 e 28 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS Monte Serrate- promoveu uma palestra educativa e informativa sobre as mudanças no Cadastro Único.
A técnica da Secretaria, Maria Angélica, orientou os presentes sobre o novo modelo de programa unificado, Bolsa Família + Renda Cidadã, onde receberão um novo cartão. Para as gestantes e nutrizes, a novidade foi à inserção em um programa de transferência de renda através da Secretaria da Saúde, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Quanto ao Cadastro Único, Maria Angélica, relembrou que as informações registradas nos cadernos são fornecidas pelas próprias beneficiárias no momento do preenchimento, e são cruzadas pelo Sistema com o Ministério do Trabalho, INSS, RENAVAN, Saúde, Educação e Patrimonial para averiguação da veracidade. “Portanto não esquecer nenhuma informação na hora do cadastro para evitar futuras complicações. A Denúncia de Irregularidades é um Instrumento de Participação e Responsabilidade Social de todo cidadão”, disse.
Também foi enfatizada a participação dos beneficiários não só nas reuniões, mas também nos cursos de Geração de Renda, considerados um apoio para a independência financeira.
A secretária-adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Sônia Camargo, e coordenadora do CRAS Monte Serrate, solicitou a todos para repassar a informação para aqueles que recebem através do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), que deverão se recadastrar com as assistentes sociais que atendem o município.
“O recadastro tem prazo, portanto não deixe para depois. Cerca de 80% da verba da Assistência Social é comprometida com o pagamento do BPC. É importante esse cadastro para melhor distribuir para as ações e programas sociais, visando atender as necessidades da população em situação de vulnerabilidade social do nosso município e oferecer um Serviço Social cada vez mais eficiente, efetivo, eficaz e humano”, finalizou.