Durante evento, o prefeito Emidio de Souza cobrou do presidente da CPTM, Mario Bandeira, conclusão de outras obras também previstas no convênio que envolve a reconstrução da estação
Na manhã da quarta-feira, 27 de junho, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, recepcionou o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mario Bandeira, que veio à cidade para entrega de obras do viário no entorno da Estação de Osasco, no Centro da cidade.
A obra, que faz parte do projeto de reconstrução da estação, em andamento, é realizada em parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado. A administração cedeu um trecho da rua Andre Rovai para as obras de ampliação da estação e construção de uma nova plataforma para os trens. Em contrapartida, a CPTM, além de realizar as obras viárias, seguiu, no projeto de reforma, as diretrizes indicadas pela administração municipal, principalmente com a implantação de acessos ao Centro e a Presidente Altino/Bonfim, o que permitiu fechar as passagens subterrâneas que faziam esse trajeto.
A entrega desta quarta-feira, além da recuperação de vias públicas, envolveu ainda, como contrapartida, um bicicletário, com 160 vagas, e uma nova base da GCM (Guarda Civil Municipal), em anexo à estação.
Na ocasião. Emidio cobrou do presidente da CPTM a conclusão de outras obras, no entorno da estação, também previstas na parceria, mas que ainda estão pendentes. “Está faltando, na praça Antonio Menck, o mobiliário, o piso e a iluminação. E falta também o gradil do lado Sul da estação, o aterramento dos cabos na rua Erasmo Braga e as calçadas na rua Rafael Aragone”, relatou.
Emidio também afirmou que houve uma “discrepância” entre a área cedida pela prefeitura para as obras, na rua Erasmo Braga, e o total utilizado pela companhia. “A Prefeitura cedeu 6.100 mt² e a CPTM ocupou 8.100 mt². Então, estamos conversando para ver como será feita essa compensação”, completou.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Emidio ainda visitou as novas instalações da estação, ao lado de Mario Bandeira e dos deputados estaduais Marcos Martins e Celso Giglio, que na ocasião representou o governador de São Paulo.
Em seguida, as autoridades concederam entrevista coletiva à imprensa. Bandeira forneceu detalhes das obras que foram entregues. Já Emidio ressaltou como a prefeitura vai operar a nova base da GCM. “Ela será ocupada pela Guarda Civil Municipal e terá novos equipamentos, que já estão sendo adquiridos pela prefeitura. Toda região central vai passar por ampliação do seu efetivo. O Centro está renascendo e precisa renascer mais seguro também”, disse.
O prefeito se referiu ao projeto que prefeitura desenvolve, em parceria com o governo federal, para reconstrução de todo o Largo de Osasco, onde está a estação. Ele prevê, dentre uma série de ações, a interligação viária da rua da Estação com a avenida Hilário Pereira de Souza, formando a Super Avenida, que vai ligar o Km 18 à Vila Yara; a reconstrução de toda a praça Antônio Menk e ainda do terminal rodoviário que ganhará mais uma plataforma de embarque e cobertura, inclui ainda a revitalização das ruas Antônio Agu e Primitiva Vianco. “Vamos entregar todo esse conjunto de obras em meados de agosto”, anunciou.
Após a cerimônia, o prefeito visitou as obras de revitalização do Calçadão da Antônio Agu, que também faz parte do Renova Centro. As obras envolvem remoção do antigo pavimento e compactação do solo para receber o novo revestimento. O projeto inclui ainda novo mobiliário, instalação de postes de eluminação e reforma do sistema de drenagem das águas pluviais.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Obras) Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Ewandro de Castro Ruck (Saúde), Patrícia Dândalo (Assistência e Promoção Social), Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento Trabalho e Inclusão); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joana D’Arc Lara; e os vereadores Aluisio Pinheiro (Presidente da Câmara Municipal), Josias da Juco; dentre outras autoridades.