O município de Coxim comemora hoje, 11 de abril, seu aniversário de 111 anos. Com 31.816 habitantes (IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2007) e uma área de 6.412 quilômetros quadrados, a cerca de 251 quilômetros ao norte da Capital, Coxim é conhecida como a Cidade do Peixe.
Ela nasceu de um pequeno povoado fundado em 1729 que se chamava Arraial de Beliago, nome que vem de seu criador Domingos Gomes Beliago. O local era trecho dos viajantes que buscavam ouro em Cuiabá, onde as minas foram encontradas em 1719. Como em quase todo território que hoje é o Brasil, aldeias indígenas eram grandes. As etnias que habitavam as terras que hoje são Coxim eram os Caiapós e Bororos.
Ao chegar à confluência dos rios Coxim e Taquari, os monçoeiros (como eram conhecidos os ‘caçadores de ouro’) usavam a região para descanso da grande viagem do interior de São Paulo à Cuiabá.
Cidade do Peixe, o paraíso das águas
O apelido é porque Coxim é um dos principais pontos de pesca do País atraindo diversos turistas que buscam diversão nas águas dos rios Coxim, Jauru e Taquari. Limita-se com Rio verde, São Gabriel, Camapuã, Alcinópolis, Pedro Gomes, e Sonora. Devido à abundancia de rios, outra denominação é bastante comum a Coxim: o paraíso das águas.
Possui clima sub-úmido, com excedente de água no verão e falta dela no inverno. As temperaturas variam, em média, de 20°C a 41°C.
Diversão
Segundo a Prefeitura de Coxim, lá existem mais de trezentos ranchos de pesca, entre hotéis pesqueiros e áreas para camping. O município também possui um dos maiores complexos em equipamentos e atividades de pesca e ecoturismo do centro-oeste brasileiro. São dezenas de hotéis, pousadas rurais, fazendas, restaurantes, bares, lanchonetes, boates e clubes à disposição do turista, além de uma imensa variedade em artes e artesanato regional.