O prefeito de Cotia, Carlão Camargo, assinou no sábado (20/8) convênio com o Ministério da Saúde para construir oito Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Governo Federal repassará ao município um valor aproximado de R$ 1.600.000 que será aplicado em novas UBSs nos bairros Mirizola, Quinta dos Anjicos, Jardim Nova Coimbra, Turiguara, Nova Vida, Rosemary, Mirante da Mata e Jardim das Oliveiras.
O evento aconteceu em Carapicuiba e contou com a presença do Ministro da Saúde – Alexandre Padilha, do vice Moisezinho, deputados, prefeitos e vereadores de toda região.
De acordo com Carlão, a assinatura do convênio integra as ações do município de fortalecimento da rede pública de saúde. “A construção das oito unidades vem a somar com a reestruturação dos PSFs e UBSs que estamos executando na cidade com recursos próprios. Com essas obras, vamos aumentar a rede, levando a assistência médica para os bairros, perto das pessoas que mais precisam”, afirmou.
Há aproximadamente 12 meses, a Prefeitura de Cotia iniciou a reorganização do atendimento oferecido ao cidadão. A Secretaria Municipal da Saúde fortaleceu o Programa de Saúde da Família (PSF) com a reforma dos postos e contratação de agentes comunitários; inaugurou a Policlínica de especialidades e a Clínica de Saúde da Mulher; ampliou o Pronto-Atendimento 24h do Atalaia, está implantando o PA 24h do Portão e adaptando um prédio que sediará o novo PA 24h do Parque São George.
Com essas mudanças estruturais e implantação de projetos de educação continuada, a Prefeitura conseguiu melhorar a qualidade da assistência médica. “Estamos direcionando todos os esforços para melhorar a saúde em nossa cidade e o apoio dos governos estadual e federal é essencial para que a gente consiga avançar. Nos próximos dias, também assinaremos a ordem de serviço para início das obras de construção da UPA 24h do Atalaia”, disse Carlão, referindo-se à Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas, que apoiará a rede de urgências e emergências.
As novas UBS que serão construídas servirão de base para Equipes Saúde da Família realizarem o atendimento às comunidades. As ESF têm a responsabilidade de ofertar uma atenção integral desde a promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação da saúde, acompanhamento em casos de doenças crônicas, atenção e encaminhamento de urgências.
De acordo com o secretário da Saúde de Cotia, Antonio Melo, o município licitará as obras das novas unidades neste semestre. Em seguida, após cumprimentos de todos os prazos exigidos pela legislação, as obras serão iniciadas.