Com o objetivo de preservar vidas, a CCR ViaOeste / CCR Rodoanel promoveu na manhã desta quinta-feira (17/5), uma capacitação de agentes multiplicadores em parceria com a Prefeitura de Cotia. Participaram representantes das Secretarias de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Transportes e Trânsito, Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, COMAD e Capelania da Guarda Civil de Cotia.
O diretor Jismário Gomes, do Centro Educacional Doutor Délio de Lima Júnior, no Jardim Japão, e a diretora Josenilda Oliveira, da Escola Municipal Samuel da Silva Filho, no Mirante da Mata, também marcaram presença na capacitação com o intuito de conscientizar os moradores do bairro e os alunos, através de ações educativas.
Os presentes se reuniram para uma oficina de trabalho onde iniciaram sugestões para o Programa de ação educativa voltada para Cotia. Representantes da CCR irão visitar o município na próxima reunião marcada para o final do mês, onde será dada continuidade nas propostas de ações educativas e metas para atingir os resultados.
O dia 26 de Junho é o Dia Internacional de combate às drogas.
Ações realizadas em Cotia sobre álcool e drogas
Os representantes das Secretarias presentes, falaram sobre alguns projetos e ações abordando a prevenção e conscientização de álcool e drogas realizadas no município.
O Capelão GCM Vanderci e Capelão Nunes falaram sobre o Projeto Educando, desenvolvido com alunos do 5º ano da rede municipal de ensino, e idade entre 9 e 10 anos, atuando na prevenção ao uso de drogas, álcool e violência.
Através da parceria entre a Secretaria de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, alguns alunos da rede municipal de ensino, com idade entre 6 e 14 anos, participam do Projeto Primavera no contra turno no Espaço Amigo, vinculado ao CRAS, através de atividades lúdicas com a ideia de conscientizar a família e as crianças sobre álcool e drogas.
As palestras de auxílio do COMAD são destinadas aos profissionais de educação sobre o tema. Em 2011, pela primeira vez os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também participaram da palestra de conscientização.
Assim como o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação. Durante 10 semanas, os alunos aprenderam sobre prevenção às drogas e à violência.