A Copa Africana de Nações deixou de ser uma competição disputada por desconhecidos há muito tempo. Na edição deste ano, jogadores famosos e de grande importância em seus clubes desfilarão pelos gramados de Gana, local da disputa. Drogba, Eto´o, Kanoute, Essien e Martins são apenas alguns dos craques que entrarão em campo a partir do próximo domingo.
Drogba, craque de Costa do Marfim
Drogba, do Chelsea, voltou aos campos há pouco menos de duas semanas, depois de se recuperar de uma operação no joelho direito, realizada no início de dezembro. O jogador entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Queens Park Rangers, pela Copa da Inglaterra, e teve boa atuação, apesar de ter passado em branco.
Nesta temporada, iniciada em agosto do ano passado, Drogba disputou 14 jogos e marcou nove gols. Com a camisa da seleção nacional, o matador fez 28 gols em 41 partidas. E promete mais para a Copa Africana.
Eto´o, faro de gol de Camarões
Problemas físicos não são exclusividade de Drogba. Samuel Eto´o, outro grande atacante, também passou boa parte desta temporada entregue ao departamento médico. Só que o caso do camaronês foi pior. Ele rompeu ligamentos do tendão de Aquiles e precisou de três meses para se recuperar.
No entanto, desde que voltou aos gramados, em dezembro, Eto´o já mostrou sua velha forma. Tem jogado bem e marcado muitos gols pelo Barcelona. Nesta temporada, foram seis em oito jogos com a camisa do Barça. Pela seleção de Camarões, Eto´o disputou 60 partidas e marcou 24 gols.
Saiba mais
»
Copa Africana, mas à moda européia
Kanoute, o matador de Mali
Outro nome que surge cheio de força é o de Frederic Kanoute, do Sevilla. O atacante de Mali vem crescendo de produção desde que deixou o Tottenham, da Inglaterra, para atuar na Espanha. Ao lado de Luis Fabiano, ele forma uma dupla arrasadora.
Na seleção, Kanoute não tem um companheiro do mesmo nível, mas, mesmo assim, não costuma decepcionar. Em 18 partidas, marcou oito gols. Nesta temporada, o matador de Mali disputou 20 partidas pelo seu clube e marcou 13 gols.
Michael Essien herdou o posto de principal jogador de Gana com a lesão de Appiah
Essien é a arma de Gana
Essien não é atacante, mas é um dos líderes da seleção de Gana. Seu papel no time nacional aumentou depois da contusão de Appiah, outro volante de qualidade, que também tinha uma excelente influência sobre os demais jogadores.
No Chelsea, Essien disputou 22 partidas nesta temporada e marcou três gols. Foi titular em 20 jogos, sinal de que tem um papel importante na equipe comandada por Avram Grant. Pela seleção, o volante foi convocado 28 vezes e balançou a rede cinco vezes.
Martins, velocidade e força da Nigéria
Tradicional equipe africana, a seleção da Nigéria entrará em campo para a disputa da Copa Africana de Nações apostando na força dos seus atacantes. Kanu, Yakubu e Utaka são três dos nomes que impressionam, mas é Obafemi Martins, do Newcastle, da Inglaterra, o maior destaque da equipe.
O pequeno atacante se destaca pelas jogadas rápidas e chutes fortes, apesar da dificuldade no controle de bola. Pelo seu clube, Martins disputou 17 partidas nesta temporada e marcou oito gols. Com a seleção, o desempenho de Oba-Oba (apelido para Obafemi) é impressionante. Desde 2004, ele disputou 19 jogos com a camisa nigeriana e marcou 13 gols.