CONHEÇA O ” TANGARÁ DANÇADOR” , A AVE SIMBOLO DE UBATUBA-SP

Em 2004 por solicitação do Museu Caiçara, sob a presidência de Julinho Mendes, o dia 04 de outubro foi instituído o Dia Municipal de Observação de Aves tendo como ave símbolo o tangará- dançador. As cores predominantes da ave, o azul celeste e o vermelho vivo são do mesmo tom das cores da bandeira de Ubatuba e seu canto e sua dança representam as músicas e as danças tradicionais em Ubatuba como a ciranda, a congada e o xiba.
Os tangarás, (Chiroxiphia caudata) vivem no meio da mata e isto torna difícil a sua visualização, é mais fácil localizá-los pelo canto. A palavra tangará vem do tupi-guarani “ata” – andar, “carã” – em voltas, indicando como a ave executa a dança nupcial.
Com a chegada da primavera tem início o período reprodutivo, os machos tangarás (de três até seis machos) se preparam durante semanas para o acasalamento. Pegam formigas para friccionar nas penas, o ácido fórmico liberado higieniza, dá brilho e salienta as cores da plumagem e ficam, pacientemente, esperando a fêmea avisar o momento da dança nupcial.
Distantes uns dos outros, eles entoam seus cantos demarcando o território, aguardando a fêmea pousar numa extremidade do galho horizontal pré-escolhido, é o sinal!
Os machos pousam enfileirados no mesmo galho e iniciam a dança. O mais próximo da fêmea se apresenta e vai para o final da fila e assim vão repetindo a dança até que um sinal da fêmea indica o “vencedor”. Este voa para um galho mais alto e executa um trinado avisando aos outros que ele foi o escolhido. Todos param imobilizados, o macho escolhido se aproxima da fêmea e ela aceita o acasalamento que não demora dois segundos. Na verdade, antes mesmo do começo da dança a fêmea já tem o seu escolhido, a dança é a formalização da escolha daquele que melhor garante a continuidade da espécie e, é também, a oportunidade de aprimoramento daqueles que não foram os escolhidos. Este processo se repete por mais três ou quatro dias até completar o numero de ovos que a fêmea considera adequado à oferta de alimentos no local.
Dezoito dias de choco, vinte dias de aninhados e os filhotes abandonam o ninho. Ainda sem todas as habilidades de defesa contra os predadores os juvenis machos saem disfarçados com o topete vermelho do pai e a plumagem verde esmaecido da mãe.
Em Ubatuba você pode observar a dança do tangará no Horto Florestal, na estrada da Casanga, na estrada do Rio Escuro e até na mata em frente a Ilha dos Pescadores. Com doses de paciência e oportunidade, observar a dança do tangará é um momento inesquecível de beleza e encantamento.

Cerca de CARMEN MARTINS

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco