Em média, são servidas 35 mil refeições diariamente nas unidades escolares de Cotia. Em 2009, preocupado com a alimentação dos alunos do município, o prefeito Carlão Camargo pediu a alteração dos cardápios.
Desde então, as refeições oferecidas nas escolas são modificadas mensalmente pelos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – COMAE, junto com as nutricionais da Secretaria de Educação e as nutricionistas da SP Alimentação. Cada mês elas visitam uma escola diferente para juntamente com a direção da escola, decidir o que será alterado.
“O cardápio é balanceado. Não tem alimentos hipercalóricos. Nos preocupamos em oferecer uma alimentação que atenda da melhor maneira possível, as necessidades nutricionais de cada faixa etária. Nos berçários, maternais e jardins são servidas cinco refeições diárias”, destaca a secretária de Educação, Geslayne Dias Camargo. O cardápio conta com arroz, feijão, um tipo de carne, legumes, salada e a sobremesa.
A Secretaria de Educação conta o Departamento de Merenda Escolar que é composto pelo diretor Rogério Oliveira e duas nutricionistas, Silvana Oliveira e Regiane dos Santos. A Secretaria está em processo de convocação de mais três nutricionistas que deverão começar nas próximas semanas para completar a equipe.
O Departamento faz um cronograma que defini as visitas diárias das nutricionistas. São realizadas quatro visitas por dia para acompanhamento das escolas. “Elas verificam a aceitação dos alimentos pelos alunos, se há índice de desnutrição ou de obesidade, se as merendeiras estão cumprindo as práticas de higiene, se a comida está sendo feita na quantidade certa, entre outras coisas”, explica Rogério. As nutricionistas realizam um relatório diário de cada visita.
Em caso de desnutrição ou obesidade, a nutricionista junto com a direção da escola e a merendeira, fazem um acompanhamento individual. “Alguns crianças pequenas, por exemplo, tem intolerância a lactose. Nesses casos, é solicitado relatório médico dos pais e é oferecido o leite de soja”, disse a nutricionista Silvana Oliveira. O mesmo acontece com os alunos maiores. Se há alguma necessidade especial, a merendeira adapta a preparação dos alimentos para servir a esse aluno.
As merendeiras recebem treinamento semestralmente. São abordados temas como: higienização, preparação e ambiente de trabalho em geral.
O Departamento de Merenda Escolar está situado no mesmo prédio da Secretaria de Educação, Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1700, Parque Bahia. Está a disposição dos pais para tirar qualquer dúvida. Os pais que precisarem de ajuda podem procurar o departamento para conversar com as nutricionistas. Os pais que querem provar a merenda da escola, podem combinar com a direção da escola.