A última reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR Cotia) aconteceu na quinta-feira (24/11), no auditório da Secretaria de Educação, e discutiu os eventos e realizações no segmento.
Com funcionamento ininterrupto desde 2003, quando foi criado, o COMTUR tem como participantes instituições de ensino, empresas de turismo, associações e entidades atuantes em Cotia como Rotary, Lyons, CIESP, Casa do Moinho, entre outras.
O COMTUR Cotia, conjuntamente com o CIESP, está programando a realização do “Fórum Sou Capaz” para março de 2012, dentro do Projeto Capital Humano. A proposta é discutir a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.
Vasconcellos, diretor do CIESP Cotia e vice-presidente do COMTUR, enfatizou que existe a demanda de 350 mil portadores de deficiências para atender a demanda da indústria paulista, e apenas 62 mil já foram contratados. “A Lei de Cotas deve ser cumprida, mas existe uma carência de recursos humanos especializados entre os portadores de deficiências. O SENAI que será construído em Cotia estará apto a desenvolver algumas capacitações direcionadas a esse público”.
Um dos produtos a serem gerados pela comissão envolvida no Fórum É Capaz, com apoio de entidades e Secretarias Municipais, é a elaboração de um banco de dados diagnóstico sobre o perfil do deficiente que possa atuar profissionalmente. “Hoje não temos um número mínimo que dê uma idéia da quantidade e perfil dos portadores de Cotia. Conversamos com Paulo Generoso, do Conselho dos Portadores de Necessidades Especiais e diretor da APAE, e vamos formar uma frente para obter essas informações. A ETEC Cotia propôs-se a apoiar com a construção de um banco de dados. Vamos precisar da ajuda de todos que tenham uma interface com a comunidade”, ressaltou a diretora de Turismo e presidente do COMTUR, Cristina Oka.
Além do Fórum Sou Capaz, os conselheiros falaram sobre os cursos de capacitação oferecidos este ano, pelo departamento de Turismo e instituições participantes do COMTUR. Cursos da parceria Sindicato Rural/SENAR/Prefeitura foram destacados. O Programa de Jovens da Reserva da Biosfera Núcleo Caucaia do Alto foi reativado, com o objetivo de formação eco-profissional de jovens, graças ao apoio direto do prefeito Carlão Camargo e da ONG SELVA.
O planejamento para as Ecofeiras 2012 e a Ecofeira de Natal, que ocorrerá no próximo dia 11 de dezembro, também foi discutido, bem como o Programa Alimento Seguro do SEBRAE, cuja palestra de sensibilização e captação de inscrições acontecerá no dia 13 de dezembro.