O Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), dentro de suas atribuições de orientação e articulação para a prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas em Barueri, está reunindo entidades sociais que atuam direta ou indiretamente com o problema, para a formação de uma rede de atendimento aos dependentes.
A ação mais recente foi uma reunião que aconteceu na sede do Comad, dia 18 de agosto, com representantes dos grupos de mútua ajuda, entre eles o AA (Alcoólicos Anônimos), GAUF (Grupo de Apoio a Usuários e Familiares), Caps/Crad (Centro de Atendimento Psicossocial e Referência em Alcoolismo e Drogadição) e a Comunidade Terapêutica Conquista, que tem convênio de atendimento com Prefeitura de Barueri.
Reinserção Social
Os membros das instituições puderam expor os trabalhos que desenvolvem, além de trocar informações e discutir sobre a importância do atendimento multidisciplinar ao dependente e sua família. Outras questões surgiram a partir das discussões, como o preconceito que o dependente sofre na sociedade, as dificuldades que encontra quando deseja retomar atividades importantes em sua vida, como o trabalho, e também o acesso a um tratamento que atenda à suas necessidades específicas.
A ideia da formação de uma rede é justamente oferecer modalidades diferentes de tratamento, fator importante na reinserção social destes pacientes. Haverá um intercâmbio com visitas a cada instituição para conhecer mais de perto a rotina, o atendimento e as possibilidades de aperfeiçoamento de suas atividades. Também faz parte dessa rede o NA (Narcóticos Anônimos) e a COMTER – comunidades terapêuticas em rede, da Sociedade Bíblica do Brasil.
O que é o Comad
O órgão é vinculado à Secretaria de Saúde. Com o slogan “Dignificando a Vida”, coordena, desenvolve e estimula atividades de prevenção e redução de danos causados pelo uso indevido de álcool e/ou outras drogas, procurando integrar todos os segmentos sociais e assegurar uma maior participação dos movimentos comunitários nesta questão.
Foi criado em 2001, por lei municipal. Seus conselheiros são representantes das Secretarias de Ações Sociais e Cidadania, Assuntos de Segurança, Comunicação Social, Cultura e Turismo, Educação, Esportes, Recursos Naturais e Meio Ambiente e Saúde; além das Polícias Militar e Civil, Exército, Vara de Infância e Juventude, Mackenzie-Tamboré e entidades civis.