Levantamento da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho da Prefeitura de Barueri aponta que a cidade possui 219 estabelecimentos comerciais do ramo de materiais de construção. Impulsionadas principalmente pelo bom momento da construção civil no Brasil, e também pela alta do poder aquisitivo da população que hoje está gastando mais na reforma e construção de casas, as lojas comemoram o sucesso do setor – lojas que encontram, na Prefeitura de Barueri, a parceria que necessitam para progredir.
Para o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho da Prefeitura de Barueri, Luiz Carlos de Souza, o Luizinho, essa parceria vai além de incentivos tributários (IPTU baixo, por exemplo) e das facilidades de abertura de empresas que o governo municipal oferece. “Na medida em que a Prefeitura realiza benfeitorias nos bairros, como infraestrutura urbana e segurança, por exemplo, atendendo a reivindicações da população e dos próprios comerciantes, cada estabelecimento comercial também ganha em qualidade de atendimento”, explica.
De açougueiro a empresário
José Carlos da Silva começou trabalhando de ajudante de açougueiro. Passou a ser gerente de supermercado, e hoje é dono de lojas de materiais de construção. “No supermercado, cuidava da seção de ‘primeiros socorros’ do lar, vendendo fusíveis, lâmpadas, cola e outras coisas. Tive que aprender a comprar esse tipo de material, e um dia cheguei para meu chefe e disse que iria abrir uma loja de elétrica e hidráulica”, recorda.
Em 1992, o empresário alugou uma pequena loja de 2 metros por 3, no Engenho Novo. “Comecei a vender acreditando no bairro e na cidade. Barueri ajudou o bairro a crescer e consequentemente a minha loja também cresceu. Meu estabelecimento ficava próximo a uma área habitacional que a Prefeitura entregou; cada apartamento foi entregue com acabamento básico, e as pessoas que passaram a morar foram melhorando seu imóvel – com isso a minha lojinha foi crescendo”, relata.
Atualmente, José Carlos da Silva possui duas lojas de materiais de construção: uma no Engenho Novo e outra no Parque Viana, “graças ao crescimento desses bairros, por causa dos investimentos da Prefeitura de Barueri”, diz.
“É como diz o prefeito Rubens Furlan: o empresário só precisa de boas condições para fazer bem a sua parte, seja através de incentivo fiscal, seja através de investimentos em infraestrutura urbana e social”, complementa o secretário.