CHÁVEZ, URIBE, CORREA E O BLEFE DOS IDIOTAS.

ESN: 16675-080201-838850-87

Crise Latino Americana Colômvia Venezuela Equador FARC

Políticos sempre pensam em si mesmos, não e?

A maior prova disso, foi a recente “crise” latino-americana provocada pela Colômbia com a invasão do território do Equador. Um fato grave, mas com protocolos explicitados em convenções internacionais que, se seguidos, teriam dado o devido final ao caso sem o alarde e o falso tom de “apocalipse cucaracha” que teve.

Quem esperava que Chávez estivesse falando sério e provocasse uma guerra no continente, estava tão enganado como aqueles que esperam o Coelhinho da Páscoa chegar com os ovos na cestinha. Chávez, como todo bom populista irresponsável; vive da autopromoção. Incendiando a questão, que era de simples resolução, ele quis apenas atrair os holofotes mais uma vez para si.

A Venezuela hoje sofre com a carência de alimentos básicos. Dependendo enormemente das importações colombianas. O fechamento da fronteira com aquele país, por alguns dias, deu a Chávez apenas a possibilidade de encenar um perigo iminente que jamais existiu. Assim, pensava ele, conseguiria o destaque necessário e sairia do “conflito” fortalecido politicamente e assumiria a postura de “defensor” dos povos “oprimidos”.

Na verdade, a mediação do Brasil na questão, deu um banho de água fria nas pretensões de todos os envolvidos no “incidente”. Chávez sai mais uma vez humilhado e taxado de louco irresponsável por mais uma atitude impensada, populista e desastrosa. “Queimando-se” com a comunidade internacional e os outros países latinos. Pois fez acender a luz vermelha para suas intenções belicistas; tanto aqui no Brasil, quanto no Chile e Argentina, que criticaram sua participação no episódio.

O presidente o Equador, Rafael Correa, mostrou claramente que toda a confusão que provocou, teve como único objetivo os mesmos holofotes e a promoção interna de sua figura como “estadista” preocupado com a soberania de seu país. A maior prova disso, foi que ao surgirem indícios de que protegeria os narcoterroristas das FARC, seu governo imediatamente “virou a casaca” e atacou os “guerrilheiros” escondidos em seu território. Pois ficou óbvio que a comprovação das graves denúncias, lançaria o Equador imediatamente ao grupo de nações coniventes com o terrorismo. O que prejudicaria enormemente o país no exterior. Tendo inclusive em poucos dias, celebrado a “paz” com a Colômbia.

O colombiano Uribe teve, por sua vez, o gostinho de ser abandonado na fogueira por seu “aliado” e “mentor” George Bush. Que sequer o apoiou abertamente no episódio. A decisão de invadir o território estrangeiro, sem aviso prévio, foi imprudente e mal feita. E mesmo assim, ele foi incapaz de debelar rapidamente, os impulsos propagandistas de Chávez e Correa por absoluta falta de “malandragem”. Ao invés de desculpar-se humildemente; preferiu o ataque num primeiro momento, alegando o apoio dos equatorianos e venezuelanos as FARC. Se tivesse apenas se desculpado e posteriormente apresentado às provas na OEA e a imprensa internacional, desarmaria completamente os loucos e os palhaços que pretendiam tirar proveito da crise.

Finalmente, um conflito entre esses países, mergulharia o norte do continente numa era de caos econômico e social. Agravando ainda mais a situação de miséria e desesperança em que vivem esses povos. E esse jogo perigoso, nenhum deles era idiota o suficiente para “bancar”.

E você leitor, o que achou desse lamentável episódio?

****************************************
Texto originalmente escrito em: Visão Panorâmica
ESN: 16675-080201-838850-87

É proibida a reprodução do todo em de parte sem a expressa autorização do autor.

CHÁVEZ, URIBE, CORREA E O BLEFE DOS IDIOTAS.

Cerca de Juliana Andrade

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco