Com espaços para escola, Centro Cultural e Centro Esportivo, unidadeinicia nova era da integração escola/comunidade em Osasco
No próximo dia 26, o prefeito Emidio de Souza inaugura, no Jardim Elvira, zona Norte, o primeiro Centro de Educação Unificada (CEU) de Osasco. Para comemorar mais esta conquista da cidade, após a solenidade de inauguração, que inicia às 18h na sede do CEU, haverá, a partir das 20h, grande show grátis com a banda Djavu, na Rua Walt Disney – Jd. Helena Maria, próximo ao terminal de ônibus. Haverá também, no CEU, das 9h às 17h, diversas atividades e oficinas voltadas para as crianças.
O nome da unidade homenageia a médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, que foi vítima do terremoto que atingiu o Haiti, em janeiro de 2010.
A unidade promete intensificar a relação escola/comunidade na cidade. O funcionamento do bloco educacional do complexo manterá similaridade com o das demais escolas da rede e seguirá, para a matrícula, o critério da proximidade do endereço do aluno com a escola. Ela vai reunir creche, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) e terá biblioteca, brinquedoteca, laboratórios de informática, laboratório de ciências, telesalas e salas de reforço, além das salas de aula, refeitório, pátios, play ground e demais ambientes de apoio e vivência.
Assim como as outras escolas municiais de Osasco, receberá todos os projetos da Secretaria de Educação, como o Ciência Hoje e o Lego Educacional.
Espaço para integração – O diferencial da unidade fica por conta do bloco dos equipamentos públicos, que poderá ser utilizado por alunos da rede municipal de ensino e pela população em geral. Com Centro Esportivo e Centro Cultural, abrigará programas e eventos das secretarias de Educação, Cultura e Esportes, como o Recreio nas Férias e o Escolinha do Futuro.
O Centro Esportivo é formado por ginásio coberto com arquibancada para 500 lugares e quadra poliespotiva oficial, piscina coberta semi-olímpica (oficial) e piscina recreativa. Já o Centro Cultural tem telecentro, biblioteca com sala de exposições e cineteatro com 406 lugares, com dimensões semelhantes ao Teatro Municipal de Osasco.
A unidade da zona Norte será a primeira da rede municipal de ensino. Também está em andamento a construção do CEU do Jardim Santo Antônio, na zona Sul.