A Prefeitura de Osasco foi destaque na edição desta segunda-feira, 10 de dezembro, do jornal Folha de S. Paulo, ao trazer na capa do caderno de Tecnologia uma matéria intitulada “Smart Lixo”, que coloca o município como importante pólo centro de recuperação, reciclagem e recondicionamento de computadores capaz de transformar velhos equipamentos eletrônicos em máquinas novas para projetos de inclusão social.
De acordo com a reportagem, assinada pelo jornalista Yuri Gonzaga, o C3RCO (Centro de Recuperação, Reciclagem e Recondicionamento de Computadores de Osasco – c3rco.org.br), uma parceria da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), da ONG Sampa.org e com financiamento do FUMCAD – Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente -, iniciada no segundo semestre deste ano, possibilita que as pessoas possam descartar corretamente o computador antigo e de quebra ainda colaborar com o projeto social.
No C3RCO, localizado na avenida Antônio Henrique Laranjeira, no Parque Industrial Anhanguera, jovens hoje aproveitam computadores doados e recebem formação técnica em informática. São 60 jovens beneficiários do Programa Municipal Bolsa Trabalho com idade entre 16 e 21 anos e baixa renda familiar.
O texto relata também que, além das oficinas culturais, que contam com atividades de estudo de música, “os alunos do projeto recebem uma bolsa de R$ 286 para fazer 16 horas semanais de aulas de software e de montagem e manutenção de PCs”, continua.
Segundo a Folha, as máquinas recondicionadas pelo projeto são ainda destinadas a salas de acesso gratuito da cidade de Osasco. O coordenador do projeto, Carlo Fabiano Leite dá seu relato. “O que não é aproveitado é encaminhado a empresas recicladoras”, conta.
A reportagem faz ainda uma leitura estatística sobre descarte de eletrônicos, traça um paralelo entre a sucata eletrônica e sua destinação; apresenta outros centros de reciclagem no Estado de São Paulo e empresas parceiras dos projetos, bem como oferece sugestões de centros de recondicionamento das máquinas. O jornal apresenta infográficos e uma lista de serviços de pontos de coleta de eletrônicos.
A matéria pode ser lida na íntegra através do site http://www1.folha.uol.com.br/tec/1197894-eletronicos-velhos-sao-reciclados-para-projetos-de-inclusao-social-saiba-como-ajudar.shtml